Octo

Caipirinha de limão: conheça a história do drink mais popular do país

Caipirinha de Limão

Com um país tão rico culturalmente quanto o Brasil, há criatividade de sobra para criar novas bebidas, comidas, formas de usar produtos e muito mais, não é mesmo? E em uma lista do que mais representa os brasileiros, a caipirinha de limão está no topo. Quer saber mais sobre ela, sua história e diferentes receitas? Então acompanhe este post!

A história da caipirinha de limão

Muito colorido e cheio de cultura, o Brasil é visto como sinônimo de alegria em outros países mundo afora. Logo, já é de conhecimento de todos que a grande parte dos brasileiros ama a bebida mais tradicional do país: a caipirinha de limão.

Essa, por sua vez, é uma bebida extremamente conhecida dentro e fora do Brasil e é, inclusive, uma das maiores curiosidades gastronômicas que os estrangeiros têm vontade de experimentar. 

A sua história começa em 1918 no interior de São Paulo. Durante o surto da gripe espanhola, muitos moradores não sabiam mais como combater os sintomas e a doença. Logo, foi criado um xarope à base de cachaça, que aquecia o corpo e “adormecia” o mal estar da doença.

Na receita, eram colocados o limão, alho, mel e cachaça. Além disso, o álcool era muito utilizado junto a diversos medicamentos com a ideia de que ele potencializava o efeito. Porém, a mistura acabava se tornando muito ácida quando juntava o limão e o alho. 

Logo, surgiu a ideia de colocar a açúcar no lugar do alho e mel e assim surgiu a caipirinha de limão.

Como servir a caipirinha de limão

A caipirinha de limão é feita, geralmente, em um copo de madeira que já vem com um artefato chamado de pilão ou de socador. A forma de servir a caipirinha de limão é muito livre, podendo ser servida em um copo pequeno de vidro com canudo ou palitinhos de madeira para mexer a mistura.

Se a receita for seguida da forma tradicional, a caipirinha é servida no mesmo copo em que é feita, a fim de não desperdiçar nenhum ingrediente.

Melhores cachaças para fazer a caipirinha

A cachaça usada para fazer a caipirinha de limão determinará boa parte do seu sabor e qualidade. Quanto mais pura for a cachaça, mais próximo da caipirinha de limão original ficará. Muitas cachaças são características por ter um cheiro suave e um sabor muito marcante.

As cachaças brancas e pretas, por exemplo, são exemplos de aromas mais suaves para usar na caipirinha. 

Em contrapartida, há muitas pessoas que preferem o destilado envelhecido para a bebida, o que a torna mais forte. Logo, para as pessoas que não simpatizam muito com as bebidas que possuem gosto acentuado do álcool, vale a pena optar por algo mais suave.

As 5 Melhores Caipirinhas

Como foi possível perceber até então, a caipirinha tradicional é feita com limão e outros ingredientes. Porém, é possível fazê-la de outras formas, tanto mais doce quanto mais forte. Inclusive, muitos profissionais da área da gastronomia incentivam as novas criações da bebida.

Caipirinha de Tangerina com Pimenta

Por conta da pimenta, essa receita pode causar um pouco de estranheza e até mesmo medo por parte das pessoas mais sensíveis aos sabores. Entretanto, é muito consumida em festas feitas à noite, principalmente em bares. Para o seu preparo, é preciso:

  • Duas tangerinas;
  • Açúcar;
  • Gelo;
  • 1 pimenta Dedo de Moça;
  • ½ xícara (chá) de vodca ou cachaça.

Para o seu preparo, basta tirar os gomos da tangerina e cortá-los em pequenos pedaços, já retirando todas as sementes. Em um copo de madeira ou de vidro (grande), coloque o açúcar de sua preferência junto com a tangerina picada, esmague muito bem até soltar o suco.

Em seguida, corte a pimenta em quatro partes, retire todo o interior da mesma, incluindo as sementes e o fio branco. Lave-a em água corrente e, após finalizado, lave as mãos também para evitar acidentes, como o contato da pimenta com os olhos.

No copo, já com o açúcar e a tangerina, adicione a bebida alcoólica e misture. Para finalizar, coloque as tiras de pimenta dentro do copo e sirva na hora.

Caipirinha de Limão com Yakult

Misturando a caipirinha de limão tradicional com yakult e leite condensado, essa caipirinha é muito diferenciada e indicada para quem adora bebidas doces. Para o seu preparo, é preciso:

  • Suco de 1 limão;
  • 2 Yakults;
  • Gelo;
  • Açúcar;
  • Cachaça tradicional;
  • Leite condensado.

Para preparar, misture todos os ingredientes em uma coqueteleira ou no liquidificador para ser mais rápido.

Caipirinha de Morango com Chocolate

Essa versão da caipirinha é muito interessante para ser servida em momentos mais românticos e especiais como o dia dos namorados, aniversário de namoro/casamento, aniversário do cônjuge ou simplesmente um jantar a dois. Para isso, será necessário:

  • 10 morangos doces e maduros;
  • Vodca sabor baunilha ou outra com gosto doce;
  • Calda de chocolate a gosto;
  • Gelo;
  • Açúcar a gosto.

Lave muito bem e amasse todos os morangos na coqueteleira, junto do açúcar e da calda de chocolate, gelo e vodca. No copo, pegue o que sobrou da calda de chocolate e decore-o nas laterais. Sirva a bebida gelada.

Caipirinha de Goiaba

A caipirinha de goiaba é uma das receitas mais diferentes e também uma das mais saborosas, Para fazê-la, será necessário:

  • 100 ml de suco de goiaba (contar 100 ml por pessoa);
  • Leite condensado a gosto;
  • Gelo;
  • 50 ml de cachaça ou vodca.

Misture o suco de goiaba com leite condensado e mexa até ficar homogêneo. Adicione a cachaça/vodca e misture. Em seguida, adicione o gelo e sirva.

Caipirinha de Kiwi

A caipirinha de Kiwi é uma das favoritas para o verão, já que a fruta lembra muito a praia e outros ambientes tropicais. Além disso, o Kiwi é uma fruta saborosa e fácil de ser encontrado. Para essa receita, basta seguir da seguinte forma:

  • 2 kiwis (para cada pessoa)
  • Açúcar a gosto;
  • 30 ml de cachaça;
  • Água gelada;
  • Gelo picado.

No liquidificador bata um kiwi, o açúcar, 50 ml de água gelada e coe. No copo onde será montada a caipirinha soque o Kiwi restante, despeje a mistura, acrescente a cachaça e coloque o gelo picado. 

É importante frisar que a vodca colabora para que a caipirinha de limão, assim como a de kiwi e as demais mencionadas fiquem com um gosto mais suave, o que é indicado para as pessoas que não se agradam com o gosto da cachaça.

Deixe uma resposta

Fechar Menu