Octo

Calendário empresarial – quais as melhores datas para comemorar com os colaboradores

calendário empresarial

Por mais atribulado que seja o dia a dia de uma empresa, não há como abrir mão de incluir as celebrações no calendário empresarial, já que elas representam a possibilidade de fortalecimento de vínculo entre os colaboradores e maior comprometimento com a cultura empresarial da instituição, impactando positivamente nas metas lançadas a cada período.

Seguindo a mesma dinâmica do ano de 2020, devido a continuidade de novos casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, grande parte dos colaboradores seguirão trabalhando em home office e, mesmo diante de tal cenário, é possível manter a prática da celebração. 

Neste post, vamos falar sobre o calendário empresarial, quais são as melhores datas para gerar eventos com os colaboradores e conquistar o engajamento deles. Confira!

As melhores datas para comemorar

Algumas empresas adotam o calendário de aniversariantes do mês, presenteando os colaboradores de maneira individual com brindes, vales-presente e homenagens, por exemplo, ou de forma coletiva, realizando festinhas na última semana de cada mês. 

Outra prática adotada é incluir as celebrações de datas que já são clássicas na nossa cultura. Claro que, respeitando o perfil da empresa, pode ser que algumas não sejam levadas em consideração. As datas mais comuns podem ser vistas a seguir:

  • Carnaval;
  • Dia Internacional da Mulher;
  • Páscoa;
  • Dia das Mães;
  • Dia dos Pais;
  • Festa Junina;
  • Natal;
  • Final de Ano.

Há ainda as datas que entram no calendário empresarial por uma questão de campanha social, a exemplo das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que estão voltadas para a conscientização da importância das práticas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e colo do útero e de próstata, respectivamente.

Outras cores associadas às campanhas mensais têm sido adotadas também e, dependendo do perfil da empresa, é interessante incluí-las no calendário. São elas:

  • Janeiro Branco: cuidados relacionados à saúde mental;
  • Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio;
  • Dezembro Vermelho: conscientização sobre o HIV-Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis.

Comemorações institucionais, como data de fundação, mudança ou aquisição de sede, metas alcançadas, entre outras, também podem ser colocadas em relevo no dia a dia da instituição.

Como comemorar?

Como a reinvenção foi a palavra de ordem para as empresas que tiveram que se adaptar ao regime não presencial ou semipresencial para seguir entregando seus produtos e serviços no ano passado, a mesma também foi adotada para as comemorações. Por ser tudo novo, umas datas caíram no esquecimento e outras simplesmente foram canceladas das celebrações.

De qualquer forma, ficou evidente que cancelar não poderia seguir como opção, uma vez que o clima de isolamento trouxe muita desesperança e incerteza, e as comemorações passaram a ser o respiro necessário para recuperar os ânimos dos funcionários. Assim, as comemorações ganham novas roupagens em suas versões online.

Com dia e hora marcados e com direito a decorações temáticas, as festinhas online foram incorporadas com entregas de kits completos e confraternização por vídeo. Sim, os colaboradores foram estimulados a ornamentar o seu espaço reservado para a festa, além de incluir drinks, petiscos e músicas de suas preferências.

Veja a seguir mais informações sobre a importância das comemorações e como um bom planejamento pode facilitar esse novo jeito de celebrar!

Planejando o calendário empresarial

Inicialmente comentamos alguns benefícios de incluir as datas comemorativas no calendário empresarial e eles tem a ver com motivação. Como nós seres humanos somos movidos a motivação, é natural que as empresas busquem as estratégias necessárias para manter esse sentimento em alta.

Muitas instituições optam por apostar em diversos benefícios como planos de cargos e salários, bonificação por metas atingidas, auxílios à saúde, alimentação, educação, entre outros e, ainda assim, incluem as datas comemorativas no calendário empresarial. Não somente as datas clássicas, como também os aniversariantes do mês, as campanhas sociais e as datas institucionais.

É notável que o sucesso de todo empreendimento começa com um bom planejamento e o mesmo é válido para as datas comemorativas, especialmente agora em que estamos vivenciando um novo modelo de atividade laboral. No modelo presencial, os preparativos precisavam se concentrar em apenas um espaço físico.

No regime home office, cada colaborador está em um lugar diferente e esta é uma das preocupações relacionadas às comemorações, uma vez que a entrega de brindes, kits ou presentes, torna-se mais complexa.

Trazendo soluções para esta e outras situações,, a Octo desenvolveu uma forma especial de oferecer os melhores kits empresariais, disponíveis para entrega em todo o Brasil. Os kits são temáticos, personalizáveis e também podem ser adquiridos em grandes quantidades. As principais vantagens são:

  • qualidade: os produtos são diferenciados e de excelentes fornecedores;
  • customização: o perfil de cada colaborador pode ser levado em consideração na hora de selecionar o kit;
  • entrega: o sistema de logística atende todo o território nacional, dentro dos prazos estabelecidos pela empresa;
  • preço: como os kits são personalizados, é possível unir bom gosto, qualidade e preço na elaboração dos orçamentos.

Ainda é possível incluir uma aula online sobre como preparar drinks, oferecida por um especialista no assunto! Dessa forma, cada comemoração é feita de maneira única, marcante e especial, trazendo grande satisfação aos colaboradores e favorecendo o clima organizacional.

Para facilitar a elaboração da comemoração, veja as informações básicas para que os resultados sejam surpreendentes:

  • endereço completo de cada colaborador: isso facilitará o planejamento logístico, o que inclui a entrega final;
  • data e horário da festa: como cada colaborador vive em um lugar diferente, as entregas precisam ser pensadas para que todas as pessoas já estejam com os seus kits no dia e horário programados;
  • perfil do colaborador: se bebe ou não bebidas alcoólicas, que tipos de bebidas, pessoa celíaca, vegetariana, vegana, com intolerância a lactose, entre outros detalhes;
  • frases de incentivo: especialmente para as pessoas que estão passando por algum momento delicado, inclua cartões personalizados no kit;
  • apresentação: inclui itens temáticos para cada ocasião. Por exemplo, Festa Junina, bandeirinhas, Carnaval, serpentinas, etc.

Considerações finais

Agora que você já sabe a importância de incluir as datas comemorativas no calendário empresarial, esperamos que este post tenha contribuído para mostrar que as celebrações online vieram para ficar em 2021 e podem ser feitas de maneira otimizada e descomplicada. 

Conte com a expertise e os kits diferenciais da Octo para surpreender seus colaboradores e garantir os melhores resultados para sua empresa!

Confira também este artigo com todas as informações que você precisa sobre Festa na Caixa!

Deixe uma resposta

Fechar Menu