Octo

Cervejas para o inverno: como aproveitar a bebida mesmo em dias frios?

cervejas para o inverno
Tomar cerveja é uma prática muito comum aqui em nosso país. Muitas pessoas optam por saborear essa bebida no verão, mas sabia que existem também muitas opções para apreciá-la no inverno? Veja a seleção de cervejas para o inverno que preparamos para você!

Melhores tipos de cervejas para o inverno

Bock

A cerveja do tipo Bock, que em tradução literal significa “bode”, é oriunda da Alemanha. O poder dessa bebida está em sua força, ela é mais encorpada, sendo degustada com mais apreço por quem gosta de uma boa quantidade de malte.
Essa cerveja é tradicionalmente bebida no inverno, tendo uma aparência de cor mais escura e aroma que lembra castanhas. Não se preocupe, por mais força que essa cerveja tenha, ela não tem um amargor muito forte e seu teor de álcool é de apenas 5% a 6%.

Weizenbock

A Weizenbock é uma variação da Bock e conta com uma característica muito forte no que tange a sua produção: essa cerveja é feita de trigo. Comumente consumimos cervejas de trigo no verão ou em outras estações do ano que tenham uma temperatura média mais alta, porém essa cerveja é muito boa para o inverno.
Isso acontece, devido às notas de frutas mais escuras, banana caramelizada, entre outros sabores que se destacam na Weizenbock. Além disso, no inverno o álcool desse tipo de cerveja ajuda muito a esquentar o corpo.

Stout 

A cerveja do tipo Stout é muito comum na Inglaterra e também serve como uma ótima opção para ser saboreada no inverno. A bebida conta com aroma de café e chocolate, além de contar com um malte torrado muito gostoso.
O grande diferencial da Stout é que ela tem sabores muito intensos e elegantes, especialmente quando falamos em paladares mais refinados. Essas características também são encontradas nas variações da cerveja Stout, são elas: a Dry Stout, a Sweet Stout e a Imperial Stout.

Scotch Ale

Partindo para a Scotch Ale, também temos uma opção de cerveja muito consumida na Inglaterra. Essa bebida conta com notas fortes de malte, o que é sentido tanto no paladar de quem bebe a cerveja quanto no aroma que ela exala.
Em relação ao teor de álcool na Scotch Ale, temos variações bem distintas. Algumas opções contam com teor alcoólico alto e outras possuem um teor mediano. Isso varia de acordo com a marca da cerveja e do paladar de quem opta por essa opção de bebida para o inverno.

Belgian Dark Strong Ale

Se você prefere uma cerveja Belga para consumir no frio do inverno, saiba que a Belgian Dark Strong Ale é uma ótima opção. Essa cerveja é muito forte e conta com um teor alcoólico considerado elevado, com cerca de 8% a 11% de álcool nas principais opções.
Além disso, a Belgian Dark Strong Ale conta com notas de variados tipos de frutas, como as frutas secas, figos, entre outros. O caramelo também pode ser sentido no paladar de quem consome essa cerveja.

Pumpkin Ale

A última cerveja da nossa lista, mas não a menos importante, é a Pumpkin Ale. Essa cerveja tem um diferencial muito interessante: ela conta com abóbora em sua composição. Isso acontece devido a sua origem americana, na qual este fruto é comumente encontrado.
A abóbora, no caso da Pumpkin Ale, ajuda reduzir a proporção de malte na cerveja. Isso faz com que ela se torne uma opção com um pouco mais de leveza e menos amargor, ideal para consumir em dias frios de inverno.

Melhores harmonizações

Bock

As melhores harmonizações para se fazer com a forte cerveja Bock estão relacionadas a alimentos mais quentes, como risotos, massas, molhos, entre outros. Por ser mais encorpada, ela harmoniza bem com alimentos um pouco mais líquidos e quentes.

Weizenbock

A Weizenbock é uma cerveja que se harmoniza fácil com diversos tipos de alimentos. Porém, aqui podemos citar duas opções comumente associadas a esse tipo de cerveja: os peixes, em especial, a truta, e o strudel, em especial, o com sabor de banana.

Stout 

Para harmonizar uma Stout é preciso pensar em alimentos mais doces. Uma boa opção para o inverno é fazer um fondue de chocolate com frutas e beber uma Stout enquanto saboreia o fondue. Outras sobremesas que tenham como base o chocolate também são excelentes opções.

Scotch Ale

A Scotch Ale pode ser harmonizada com diversos tipos de comidas. Porém, é muito comum vê-la associada com carnes de caça. Uma opção que cai muito bem com a cerveja do tipo Scotch Ale é o cordeiro, preferencialmente assado.

Belgian Dark Strong Ale

A harmonização da Belgian Dark Strong Ale é muito fácil! Você pode consumir essa cerveja com os mais diversos tipos de carnes, especialmente as carnes bovinas. Além disso, a bebida pode ser associada a alguns tipos de queijos, preferencialmente os que são um pouco mais envelhecidos e maturados.

Pumpkin Ale

A Pumpkin Ale pode ser harmonizada com doces e salgados, sendo que o ideal é tomar essa cerveja quando for consumir alimentos de natureza agridoce. Duas opções muito interessantes para harmonizar com a Pumpkin Ale são a abóbora cristalizada e a costela de porco (corte fino).

Cervejas para o inverno: melhores temperaturas

Bock

A melhor temperatura para consumir esse tipo de cerveja é de 8 a 12°C.

Weizenbock

A melhor temperatura para consumir esse tipo de cerveja é de 6 a 10°C.

Stout

A melhor temperatura para consumir esse tipo de cerveja é de 13 a 15°C.

Scotch Ale

A melhor temperatura para consumir esse tipo de cerveja é de 18°C.

Belgian Dark Strong Ale

A melhor temperatura para consumir esse tipo de cerveja é de 6 a 10°C.

Pumpkin Ale

A melhor temperatura para consumir esse tipo de cerveja é de 5 a 8°C.

Considerações finais

Agora que você já sabe quais são as melhores cervejas para o inverno, que tal provar algumas opções? A Octo Go oferece diversos kits corporativos com cervejas, vinhos, doces, salgados e aperitivos para aniversários, happy hours, entre outros. Experimente as cervejas mencionadas aqui no post e se delicie neste inverno!

Deixe uma resposta

Fechar Menu