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Como aumentar o engajamento dos colaboradores da sua empresa

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O engajamento dos colaboradores de uma empresa é uma das principais métricas para avaliar o negócio. A partir disso, neste post vamos falar um pouco sobre como medir o engajamento, como aumentá-lo, a importância de fazer essa medição e como o índice de engajamento pode melhorar a produtividade dos colaboradores. Boa leitura!

Como aumentar o engajamento dos colaboradores

Existem diversas formas de aumentar o engajamento dos colaboradores de uma empresa. Porém antes de proceder com as estratégias de aumento, é preciso calcular o índice de engajamento. Assim, é possível escolher as medidas mais adequadas para melhorá-lo.
A primeira coisa a se fazer é uma pesquisa de clima organizacional, ou como é popularmente chamada, pesquisa de opinião. Nessa pesquisa é possível medir o grau de satisfação do colaborador em relação a empresa que atua, em aspectos, como valores, cultura, liderança, valorização, importância do colaborador, entre outros.
Normalmente, é mais interessante fazer a pesquisa de clima organizacional em caráter anônimo, ou seja, sem que os funcionários precisem se identificar para responder. Isso faz com que as respostas sejam mais sinceras, já que os profissionais não se sentem constrangidos a responderem as perguntas com “o que a empresa quer ouvir”.
Também é possível utilizar uma série de métricas e índices de produtividade, faltas,  assiduidade, rotatividade, entre outros, para saber o índice de engajamento dos funcionários. Essas métricas devem ser avaliadas em caráter geral ou por equipes.
As métricas não devem ser utilizadas para cada um dos funcionários especificamente, pois cada um passa por momentos-chave na vida que podem estar acontecendo no exato momento da medição e não refletem o verdadeiro histórico de desempenho do profissional.
Feito isso, é hora de pensar nas melhores estratégias e dicas para melhorar o engajamento da sua empresa. Veja como fazer isso:

Propósito

Trabalhar por um propósito em que realmente se acredita é uma das principais formas de estar engajado no trabalho. Profissionais que entendem a importância de seu trabalho para a empresa e estão alinhados com o objetivo final do empreendimento trabalham muito mais engajados, com orgulho do que fazem e sentindo-se uma peça fundamental da empresa.
Para trazer o senso de propósito para sua empresa, o mais interessante é conhecer os colaboradores e entender o que eles consideram importante. Depois disso, é importante estabelecer desafios e metas que os profissionais possam cumprir utilizando suas próprias habilidades.

Cultura

A cultura vem se mostrando cada vez mais importante para as organizações. Uma cultura forte ajuda os colaboradores a se motivarem e engajarem ainda mais. Porém, para que isso aconteça, é muito importante criar e cultivar uma cultura que valorize o principal ativo de toda e qualquer empresa: a força de trabalho humana.
Para ter uma cultura como essa, é preciso possuir um trabalho focado nos funcionários e não vê-los apenas como profissionais, mas também como pessoas que precisam de cuidados e lazer. Foque em oferecer um pacote de benefícios condizente com essa cultura de valorização e estimule o diálogo entre as lideranças e colaboradores.
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Valorização

Valorizar a força de trabalho humano de uma empresa é uma das melhores formas de manter os colaboradores engajados. Essa valorização deve vir em diferentes formas, como salários compatíveis, benefícios, jornadas de trabalho mais flexíveis, reconhecimento por parte das lideranças, entre outros.
Algumas estratégias práticas de fazer com que os colaboradores se sintam valorizados, especialmente em tempos de pandemia, é o envio de kits personalizados de happy hour, aniversários, entre outras comemorações a distância. Os kits podem ser compostos de doces, salgados, aperitivos, especiarias, cervejas, vinhos, entre outros itens que são enviados por empresas especializadas diretamente para a casa dos funcionários.

Lideranças

Contar com uma liderança que trabalha o diálogo e reconhece o esforço de cada colaborador é um fator que ajuda muito no engajamento. A liderança deve reconhecer o que há de melhor em cada colaborador e em cada equipe, bem como propor soluções para desenvolver os profissionais de forma sólida e contínua.
Líderes inspiradores engajam seus subordinados a trabalharem melhor e motivam a busca pelos melhores resultados. Dessa forma, as lideranças da sua empresa devem ser direcionadas para descobrir como cada um pode contribuir mais para a empresa e ao mesmo tempo devem saber criar um espaço de ideias, inovações e produtividade.

Carreira

Dentro de uma empresa é possível encontrar planos de carreira, trilhas de carreira, entre outras abordagens. Quando essa questão é transparente para os colaboradores, eles se sentem mais engajados para apresentar resultados ainda melhores. Porém, quando eles não sabem onde querem chegar, é difícil mantê-los engajados.
Para dar essa clareza aos profissionais, é interessante propor projetos novos em que eles possam melhorar suas habilidades e pleitear uma chance de crescimento na carreira. Além disso, é muito importante dar feedbacks recorrentes aos colaboradores, para que eles saibam em que estão acertando e o que precisam melhorar.

A importância de medir o engajamento dos colaboradores

Existe uma grande importância de medir o engajamento dentro das organizações, pois a partir dessa medição é possível entender o quão felizes e satisfeitos estão os profissionais. É importante medir o engajamento de maneira abrangente, percebendo como os colaboradores estão engajados com a missão, cultura, propósito e valores da organização.
Dessa forma, é possível obter resultados melhores, atrair talentos e, principalmente, reduzir os índices de turnover e absenteísmo. Esses dois índices, quando estão altos, são muito cruéis para as empresas, de modo que precisam ser reduzidos o quanto antes. A solução para isso? Melhorar o engajamento dos colaboradores.

Como o índice de engajamento interfere na produtividade?

O índice de engajamento é crucial para manter a alta produtividade dos colaboradores. Quando eles não estão engajados com os objetivos da empresa e com a cultura de forma geral, os resultados tendem a serem baixos e não demonstram o desempenho máximo dos profissionais.
Agora, se os funcionários estiverem engajados e motivados com o que a empresa oferece e necessita, os resultados sobem, a produtividade aumenta, o desempenho individual começa a aparecer de forma mais intensa, e isso tudo culmina para a empresa atingir o sucesso mais rapidamente.

Considerações finais

Agora que você já sabe tudo sobre como aumentar o engajamento dos colaboradores, que tal começar a investir em estratégias para melhorar esse índice? Pense sobre as sugestões que passamos neste post e dê um enfoque maior nos kits corporativos mencionados anteriormente. Você pode encontrar esses kits na Octo Go!
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