Octo

Festa de 40 anos: como virar a década em grande estilo

Festa de 40 anos

Fazer uma festa de 40 anos de idade é sempre um marco para qualquer pessoa. A idade marca o fim de um período mais jovem e começa a introduzir a pessoa em uma nova etapa mais madura da vida.

Isso não quer dizer que aos 40 não existe mais diversão, muito pelo contrário. Ao chegar em uma data como essa, as pessoas se sentem mais livres para se divertir do seu jeito, sem precisar provar nada a ninguém. 

A partir disso, criamos uma lista de tudo o que você pode fazer para que a sua festa de 40 anos seja inesquecível para você e para os seus convidados especiais. Acompanhe!

Tema

O tema da festa precisa ter a ver com o aniversariante, de modo que tenha a cara dele e que seja possível que, ao chegar no local, os convidados sintam que estão no lugar certo, pois a festa tem muito a ver com anfitrião! 

O tema depende muito da criatividade de quem está planejando a festa, bem como do conhecimento prévio do aniversariante. Assim, se você está completando os 40 anos e planejando a própria festa, pense em tudo o que você curte, desde esportes, cinema, épocas, música, hobbies, entre outros. 

Para o caso de você planejar a festa para outra pessoa, procure pensar em tudo o que ela gosta. Para isso você pode puxar da memória os interesses do aniversariante, falar com a família e com os amigos, entrar nas redes sociais dele, entre outros. Tudo isso contribui para que o tema seja personalizado e incrível aos olhos dos convidados.

Festa de 40 anos: decoração

A decoração obviamente deve estar alinhada com o tema da festa, de modo que se o aniversariante gosta muito de futebol por exemplo, a decoração deve ter itens que remetem ao esporte. Uma ideia nesse caso é utilizar painéis e objetos que remetem a um campo de futebol, uma bola e até mesmo o time do coração do aniversariante. 

Outros tipos de decorações que podem ser selecionadas são as que se baseiam em temas como, anos 80, Elvis Presley, baile de máscaras, países, entre outros. Todos esses temas ensejam  decorações muito criativas. No caso da festa com tema Elvis Presley por exemplo, você pode apostar em balões preto e branco, microfones, símbolos musicais, entre outros.

Festas que remetem a um baile de máscaras podem contar com uma decoração mais voltada para  o requinte de um baile propriamente dito, com decoração marcada por luzes coloridas, castiçais nas mesas, taças, mesa de doces, entre outros. 

O importante é que a decoração faça com que os convidados sintam o tema por completo, assim como o aniversariante possa se sentir como se estivesse no próprio tempo ou local no qual a festa foi inspirada.

Festa de 40 anos: local

Em relação ao local, é possível pensar em uma série de ambientes. O tamanho do lugar onde a festa será realizada depende do tipo de decoração, do quando a pessoa que planeja a festa deseja gastar, do número de convidados, entre outros fatores. Pense em tudo isso antes de decidir pelo local mais adequado.

Se o aniversariante deseja uma festa mais intimista, só com a família e os amigos mais próximos, veja se é possível realizar a festa em casa. Essa, entretanto, não é a opção mais indicada, pois limita muito a criatividade que pode ser aplicada na festa.

Assim, caso o aniversariante prefira algo mais grandioso, é interessante verificar os salões disponíveis na cidade, bem como se o condomínio dele ou de alguém próximo possui algum tipo de salão de festas.

Além disso, é importante escolher um local onde os convidados tenham facilidade de ir. Opte por ambientes que não sejam de difícil acesso para quem não possui carro, por exemplo. Isso faz com que os convidados se sintam mais motivados a comparecer.

Lista de convidados

A lista de convidados é sempre uma questão de fundamental importância. Ao mesmo tempo que muitas vezes a festa não comporta muitas pessoas, o aniversariante não quer deixar ninguém importante de lado. Assim, a lista deve ser confeccionada com muita antecedência para que ninguém fique magoado por ser esquecido na lista.

Ao longo de 40 anos, conhecemos muitas pessoas, na faculdade, no trabalho, amigos de infância, parentes, genros, noras, entre muitos outros. Para convidar a todos e ao mesmo tempo não ter desperdício em caso do não comparecimento dos convidados, certifique-se de solicitar que eles confirmem ou não a presença na festa.

Festa de 40 anos: comida e bebida

A comida em uma festa de 40 anos também deve ser relacionada ao tema. Caso os convidados possuam a mesma faixa etária do aniversariante, é interessante servir um buffet com alimentos quentes ou salgadinhos de festa. 

Muitas vezes os convidados que estão com essa idade são casados e possuem filhos, por isso, lembre-se deles no convite e tenha uma opção de comida e bebida para as crianças. Locais com fraldários são excelentes opções que facilitam muito a vida dos convidados.

Drinks são muito legais, mas será que seus convidados mais velhos não iriam preferir vinho ou cerveja? Por isso, não esqueça de pensar nessas opções na hora de planejar o cardápio do aniversário.

Lembrancinhas

As lembrancinhas remetem muito às festas infantis, mas quem disse que não podem ser utilizadas em festas de 40 anos? É claro que você não precisa dar lembrancinhas de colorir ou brinquedos, mas é interessante que seus convidados tenham um objeto para relembrar a experiência de ter ido até a sua festa! 

Uma dica interessante é a entrega de fotos tiradas por câmeras no momento da festa. Algumas empresas contam com o oferecimento do aluguel de cabines para a retiradas de fotos polaroid. Essas fotos registram muito bem os momentos e fazem com que os convidados tenham sempre uma lembrança da festa e do aniversariante.

Considerações finais

Nem sempre a experiência de chegar aos 40 é fácil e tranquila para o aniversariante. Por isso, se você está planejando a festa para alguém, tente fazer com que o tema, os convidados, a comida, a decoração, a música e tudo o que tem na festa seja fluido e não remeta a nenhum sentimento negativo em relação a idade do aniversariante.  Assim, certamente a festa de 40 anos será um momento inesquecível para todos os presentes!

Deixe uma resposta

Fechar Menu