Octo

Festa mexicana: como arrasar ao escolher esse tema

festa-mexicana

A cultura do México está sempre presente no Brasil, seja por meio das músicas que embalam nossas festas ou pelas novelas produzidas no país que fazem muito sucesso por aqui. Com essa grande proximidade, muitas pessoas ao longo dos anos optaram por fazer uma festa mexicana.

As festas com esse tema homenageiam a cultura mexicana e ainda trazem o brilho de um povo latino americano que se identifica muito com o brasileiro. As músicas, tradições, folclore, vestuário e alimentação do México também fazem a alegria dos brasileiros e por isso as festas com o tema mexicano são tão apreciadas no Brasil.

Sendo assim, veja neste post tudo o que você precisa saber para fazer a melhor festa mexicana da sua vida. Acompanhe!

Festa mexicana: decoração

A decoração é uma das principais coisas para uma festa com tema México ser bem-sucedida e marcante para todos os convidados. Isso acontece porque o que mais traz o clima mexicano para a festa são as cores e os objetos tradicionais da cultura do país.

O ideal é que o organizador da festa pense em cores vibrantes, em especial o vermelho, o verde, o amarelo e o azul. Todas essas cores remetem a alegria que deve ser o foco principal de uma festa mexicana.

A mesa com os alimentos e bebidas deve ser decorada com toalhas coloridas, flores de mais de um tipo, arranjos, cactos, entre outros objetos. Isso permite que os convidados se sintam em uma festa no México e tenham uma experiência completa na confraternização.

Além disso, é interessante que a decoração seja composta por uma pinhata, que é um objeto pendurado em que as crianças ou até mesmo os adultos possam bater até que ela se abra trazendo doces ou outros objetos que podem até mesmo servir de lembrancinha para os convidados.

festa mexicana

Festa mexicana: comidas típicas que não podem faltar

Existem comidas mexicanas que não podem faltar em uma festa com esse tema. Por isso, quando for planejar uma festa com tema mexicano, não esqueça de preparar ao menos uma Guacamole e um Chilli. Essas são as comidas mais tradicionais do país e farão seus convidados se sentirem realmente no México. Veja a receita das duas refeições:

guacamole

Guacamole

Ingredientes:

  • abacate;
  • um tomate sem sementes;
  • uma cebola;
  • alho;
  • coentro;
  • pimenta;
  • um limão;
  • azeite; e 
  • sal.

Modo de preparo:

Misture o abacate amassado com o alho, suco do limão, azeite e o sal. Posteriormente, pique a cebola, o coentro, o tomate e a pimenta para acrescentar no purê de abacate. Para servir, basta que você tenha algum alimento crocante como bolachinhas. Sirva juntamente com arroz e feijão, ou como você preferir.

Chilli

Ingredientes:

  • azeite;
  • cebola;
  • alho;
  • 300g de carne moída;
  • 2 xícaras de purê de tomate;
  • cominho;
  • 2 xícaras de feijão cozido sem caldo;
  • salsa;
  • 4 colheres de sopa de queijo; e
  • molho de pimenta.

Modo de preparo:

Frite a cebola, o alho e a carne moída em uma panela. Depois acrescente o purê de tomate e deixe ferver em fogo médio até que fique mais grossinho. Posteriormente, coloque o feijão e a salsa e deixe fervendo 10 minutos. Por fim, coloque o molho de pimenta e desligue o fogo. Você pode servir essa refeição como um molho para burrito, ou até mesmo servir para comer com Doritos por exemplo.

Bebidas mais tradicionais do país

As bebidas da festa mexicana são bem variadas e dependem do público que estará no local. Caso seja uma festa infantil, invista em sucos coloridos, água, ponches não alcoólicos e refrigerantes. 

Caso a festa seja para o público adulto, você pode fazer uma bebida típica chamada Sangria, que é um coquetel de tequila com tomate, limão, laranja e pimenta. Além disso, para os adultos é importante ter uma opção que não seja alcoólica, como água, suco e refrigerante.

sangria

Vestimentas que você pode agregar à festa

Se você deseja realmente trazer o clima mexicano para a sua festa, peça para seus convidados irem vestidos a caráter. As roupas mais tradicionais do México para as mulheres são os vestidos e as blusas e saias com túnicas sem mangas, conhecidas como huipil, além de um xale chamado de rebozo na região. 

Para os homens existem opções de calças, botas, sombreros e capas grandes, conhecidas como sapares. Independente do gênero, é possível deixar a criatividade livre, de modo que as mulheres podem usar os sombreros e os homens podem usar os rebozos sem qualquer problema, por exemplo.

Músicas Mexicanas conhecidas aqui no Brasil

Em uma festa mexicana, as músicas tradicionais do país não podem faltar! Canções tradicionais e bem conhecidas aqui no Brasil, como Bésame Mucho, La Bamba, Solamente una Vez, La Bikina, entre outras, são obrigatórias nas festas com tema México. Além disso, é possível agregar as músicas mais famosas para os jovens, como é o caso das canções do grupo RBD que se popularizaram no Brasil.

Melhor local para realizar a festa 

O Local da festa com tema México deve ser amplo para que os convidados possam dançar e se soltar de modo geral. Para as crianças o mais interessante é que seja ao ar livre e para os adultos essa também é uma opção bacana. Além disso, é preciso que no local seja possível colocar músicas altas e animadas, tradição tipicamente mexicana.

Com todos esses requisitos, o mais recomendado é que se alugue um local para que a festa seja realizada. Lugares como salões de festas, sítios, casas de praia, entre outros, são os mais interessantes para realização de uma festa mexicana.

Considerações finais sobre a festa mexicana

Com a crescente popularização da festa mexicana, as pessoas estão cada vez mais buscando fazer festas de casamento, aniversário, bodas, entre outros tipos, com esse tema. Isso ocorre, uma vez que o México é um país feliz, animado e hospitaleiro, de modo que as festas com esse tema também acabam tendo esse clima especial.

Portanto, não deixe para depois e faça a sua festa mexicana com a comida, bebida, vestuário, música, decoração, brincadeiras tradicionais e todos os outros aspectos que tornam o México um país tão querido pelos brasileiros!

Deixe uma resposta

Fechar Menu