Octo

Happy hour corporativo: como os eventos ajudam a motivar a equipe?

happy hour corporativo

Sabia que o happy hour corporativo pode ser um bom aliado para motivar a sua equipe? E não precisa de um momento especial para ele ser feito. Basta somente reunir seus colaboradores e se divertir um pouco.

Com o momento que o país está enfrentando, ter boas cartas na manga para quando tudo normalizar é o ideal. Uma reunião animada, às vezes, pode motivar os colaboradores a darem o seu melhor para alavancar a empresa.

Mas como preparar um bom happy hour corporativo? É justamente sobre esse tema que vamos tratar neste post! Continue acompanhando e saiba como organizar uma reunião para a sua equipe. Boa leitura.

O que é um happy hour corporativo?

Para quem não é familiarizado com o termo, um happy hour corporativo é uma socialização entre os colaboradores de uma empresa. Geralmente, um momento onde todos se encontram para comer alguns petiscos e beber alguma coisa juntos. Normalmente, acontece após o expediente de trabalho.

Não é uma tendência passageira, pois muitas empresas já adotaram essa prática há tempos. Inseriram ela em sua cultura organizacional a fim de proporcionar um ambiente mais descontraído para a equipe. Sem aquela formalidade e pressão.

Esse evento contribui positivamente para o clima no ambiente corporativo. Afinal, é um momento para que todos se conheçam melhor e falem de outros assuntos. Não somente das demandas em aberto. É uma atividade que evita o estresse de todos.

Como fazer um happy hour corporativo?

Para fazer um bom happy hour corporativo há somente uma regra: não exagere em nada! Esse é um tipo de evento bem informal, por isso, não precisa de grandes preparações. Afinal, é sempre no meio de semana.

A palavra do happy hour corporativo é descontração. Portanto, nada de uma reunião para falar sobre os trabalhos que ainda precisam ser feitos. Além disso, por ser descontraído, pode ser feito com uma decoração mais simples, só para marcar a ocasião.

Vale lembrar que esse é um evento esporádico. Ou seja, não precisa ser toda semana, viu? Os colaboradores devem ansiar pela atividade, por isso, dar um prazo maior é o ideal.

Para organizar o happy hour corporativo é preciso:

1 – Escolher o local

O primeiro passo é saber onde será o evento. Afinal, será dentro ou fora da empresa? Essa pergunta é primordial para as próximas etapas.

Se a sua resposta for fora, o ideal é fazer em um fim da semana. Pode ser em um bar legal e animado. Só lembre-se de reservar uma mesa para todos os participantes. Ou, se o número de colaboradores for maior, o ideal é buscar um espaço de eventos com boa estrutura, para que não haja problemas como falta de mesas.

Caso for dentro da empresa, o evento demanda um pouco mais de tempo e organização. Porém, não precisa ser algo complexo. O principal é decidir as comidas e bebidas, além do local e horário do encontro.

2 – Envolva todos os colaboradores

Antes de organizar um happy hour corporativo, primeiramente pense qual é o perfil da sua equipe. Eles preferem mais uma atividade interna ou externa? Eles gostam de drinks, bebidas mais suaves, não alcoólicas ou as tradicionais cervejas?

Se você tem essas dúvidas e quer acertar nesse evento, uma dica é envolver todos os colaboradores na organização. Principalmente se esse é o primeiro encontro. Faça uma pesquisa com todos e colete suas opiniões. Assim você garante que essa reunião seja um sucesso.

3 – Valorize a cultura da empresa

É importante se lembrar da cultura organizacional da empresa nesse momento. Ainda mais se for o primeiro encontro. Além disso, faça um evento que tenha a ver com a sua marca também. Afinal, esse happy hour corporativo vai impactar no posicionamento da empresa, pois mostrará ao mercado que possui um ambiente descontraído para os seus colaboradores.

4 – Estabeleça regras

Embora seja um evento para deixar os profissionais mais extrovertidos e proporcionar um momento maior de confraternização, o happy hour não precisa ser uma terra sem lei. Portanto, estabeleça algumas regras.

Por exemplo, oriente a todos a não arrumam brigas e a não beberem demais para evitar os vexames. Afinal, esse é um momento para ser bom para todos e não somente para alguns.

5 – Inove

Tem happy hour que é somente uma cervejinha entre colegas de trabalho. Seja no ambiente externo ou não. Só para relaxar mesmo. Mas você pode inovar.

Que tal promover eventos temáticos? Por exemplo, dia 10 de julho é o “Dia da Pizza”, então, seria legal fazer uma tarde recheada delas. Escolha uns quatro sabores diferentes, decore o local estilo italiano e compre as bebidas. Algo simples, mas que sai do tradicional.

Em eventos externos, você pode pensar em algo maior. Um torneio de futebol ou outro esporte que todos gostem. Além de reunir todo mundo, vai incentivar a prática esportiva. O importante é ser criativo!

Por que fazer um happy hour corporativo?

Todas as empresas deveriam proporcionar esse momento aos seus profissionais. Até mesmo para a comunicação ficar melhor. Se a sua organização ainda não adota essa prática, veja alguns bons motivos para inseri-la:

  • É uma maneira eficiente e acertada de integrar todos os setores com a liderança;
  • Ferramenta poderosa de comunicação para quebrar o gelo entre os colaboradores e gestores;
  • Instrumento motivacional para unir todos da empresa, mostrar que ela se preocupa com o bem-estar da sua equipe e um meio de engajá-los;
  • Uma forma de todos trocarem experiências e motivar uns aos outros;
  • Aumento de networking.

Como é um evento informal, o ideal é que os assuntos sejam variados. Se possível, coloque músicas que todos gostem, quebrando o clima formal do dia a dia.

Como convidar os colaboradores?

Um convite na caixa de entrada de e-mail logo pela manhã pode ser um motivo a mais para trabalhar de bom humor, não é mesmo? Faça um convite virtual e dispare para todos os colaboradores informando que eles estão sendo convocados para fazer uma “hora extra”!

O happy hour corporativo vai deixar o clima menos tenso. Principalmente depois de uma época tão delicada como a que estamos vivendo. Motive sua equipe proporcionando a eles um ambiente mais descontraído!

Gostou dessas dicas de como fazer um happy hour corporativo? Então compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

Fechar Menu