Octo

Playlist da festa: como arrasar na trilha sonora do seu evento

playlist da festa

É muito comum sentir um frio na barriga na hora de planejar uma festa, seja ela uma festa de casamento, aniversário, formatura, etc. Desde a parte da decoração até o buffet, tudo precisa ser milimetricamente planejado, incluindo a playlist para festa.

Afinal, a playlist é o que determinará boa parte da animação dos convidados. Logo, precisa agradar a todos os presentes, nem que isso signifique que as músicas sejam completamente diferentes e variadas entre si. Por isso, seguir algumas dicas diferentes é sempre uma boa ideia para diversificar com estilo Confira neste post!

A importância da playlist da festa

Como dito anteriormente, não importa o tipo da festa, é sempre preciso planejá-la com antecedência para evitar possíveis transtornos. Seja em um salão de festas ou até mesmo na sua casa, quando mais divertida ela for, mais marcante será.

Por conta disso, é muito importante que todos os componentes estejam perfeitamente harmônicos entre si, indo desde a bebida, comida caso tenha, decoração e, logicamente, playlist. As músicas são as responsáveis por garantir a diversão.

Dessa forma, escolhendo o tipo certo de música, é possível manter a festa em alta até o fim, chegando ao ponto de se estender por algum tempo, mesmo depois do horário em que deveria ter terminado. 

Logicamente sabemos que falar é muito fácil, mas na hora de escolher as músicas, tudo muda. A insegurança é um sentimento muito comum, ainda mais quando sabemos que nosso meio social é composto por pessoas que geralmente possuem gostos musicais muito diferentes dos nossos.

Por conta disso, torna-se quase impossível a ideia de agradar todo mundo. Nesses casos, a alternativa mais fácil e comum é sempre mesclar uma série de estilos músicas e ter a grande probabilidade de agradar a todos.

Porém, é fato que todas as festas são feitas desse jeito e isso pode se tornar maçante, ainda mais quando as músicas são quase sempre as mesmas. É justamente por isso que é muito importante adaptar ideias e dicas e, dessa forma, garantir uma festa com músicas que ficarão marcadas na memória de todos os convidados.

Tente identificar o estilo da festa

Para iniciar o preparo da playlist para festa, seja você o profissional DJ ou organizador, é preciso estar atento à grande maioria dos convidados. Ou seja, alguns dados podem ser cruciais para determinar as músicas. Por exemplo:

  • Idade;
  • Estilo musical;
  • Tribos.

Em geral, é muito válido fazer um levantamento sobre a faixa etária de todos os participantes e analisar o estilo musical favorito e a tribo à qual pertencem. Por exemplo, se a festa é de jovens adultos que são adeptos ao estilo rock, uma playlist de festa com bandas do mesmo gênero é a melhor opção.

Logicamente tudo isso pode variar, mas os dados levantados a partir desses três tópicos são altamente eficazes. O motivo é que, em uma grande maioria das vezes, costumamos atrair uma grande quantidade de pessoas com os gostos muito semelhantes aos nossos.

Em geral, o rock, o pop e as músicas eletrônicas, ainda estão muito em alta em festas dos mais variados estilos. Hoje em dia, uma grande quantidade de pessoas mostraram um gosto muito grande pelo funk brasileiro e pelo sertanejo universitário.

Dessa forma, vale investir também nesse estilo com base na pesquisa realizada a partir do perfil dos convidados. Lembre-se que agradar a todos é extremamente importante, mesmo que isso possa parecer quase impossível.

Defina o horário e a duração da festa

Outra estratégia muito eficaz para garantir um compilado ótimo de músicas é analisar quanto tempo a festa vai durar. Em casos de festas curtas, como de 4h ou menos, é indicado sempre escolher músicas mais longas e uma playlist para festa maior.

Afinal, ninguém está livre de imprevistos e pode ocorrer de os convidados acabarem bebendo um pouco mais que o normal ou sentindo-se muito mais à vontade do que o previsto. Dessa forma, a música precisa rolar para que todos aproveitem.

Além disso, é importante observar em qual horário ocorrerá a comemoração. Isso é importante porque o tipo e o horário da festa podem influenciar quase que diretamente na playlist para festa. Logo, se a festa for à tarde, por exemplo, músicas mais calmas são uma ótima opção.

Entretanto, se a festa for à noite, músicas mais agitadas e marcantes são as mais indicadas, ainda mais quando há a presença de efeitos luminosos. 

Playlist da festa: temática

Muito além do horário e da durabilidade, também é preciso estar atento à temática. Quando trata-se de uma festa anos 50, 60 e 70, o rockabilly é uma ótima opção. Agora, se as festas forem direcionadas para os anos 80, as fantasias e o rock n’ roll clássico junto às músicas flashback são as melhores opções.

No entanto, caso não haja uma temática específica e a festa se trate de um casamento tradicional, formatura ou uma festa de aniversário, vale muito a pena investir em uma playlist house, eletrônica, músicas nacionais e internacionais que estão em alta, etc.

Pesquise e estruture

Se você está lendo este artigo, provavelmente está em dúvida sobre como preparar uma playlist para festa, certo? Logo, reúna todas as dicas, confira todas as músicas que separou e tome muito cuidado para não deixar seu gosto pessoal influenciar totalmente na festa.

Além disso, lembre-se de estruturar a ordem das músicas e colocá-las de uma forma em que a festa vá adquirindo intensidade e ânimo. Caso esteja com dificuldade de fazer isso sozinho, vale a pena sempre pedir ajuda a um profissional da área ou contratar os serviços dele.

Não tenha medo de pedir opinião

Hoje em dia com as redes sociais tão em alta, é muito difícil manter algo em segredo. Portanto, não se acanhe em criar um grupo no Whatsapp para perguntar o que as pessoas querem ouvir. Peça sempre a opinião dos convidados caso sinta-se perdido ou inseguro.

Como a intenção é justamente agradar a eles com as músicas, perguntar do que eles gostam pode ser uma ótima opção. Dessa forma, todos poderão opinar de forma sincera e ainda ajudar a planejar uma playlist para festa que será sucesso e agradará a grande parte das pessoas presentes.

Deixe uma resposta

Fechar Menu