Octo

Tequila Sunrise: um drink delicioso e com uma história repleta de Rock’n Roll

tequila-sunrise

A Tequila Sunrise tem uma história repleta de boa música. Afinal, esse drink ficou famoso graças à banda Rolling Stones. Depois de ser lançada uma das versões mais famosas dessa bebida, ela foi ganhando outras e também o coração daqueles que gostam de um bom drink.

A história dessa bebida se torna uma lenda e os apaixonados de plantão sempre gostam de saber um pouco mais sobre ela. Afinal, foi mesmo o Mick Jagger quem a criou?

Hoje vamos contar mais sobre a Tequila Sunrise e suas versões. Além de ensinar você a preparar esse maravilhoso drink. Continue acompanhando e boa leitura.

História da Tequila Sunrise

Uma das versões mais famosas da história da Tequila Sunrise está relacionada a Mick Jagger, integrante de um dos mais famosos grupos de rock que está ativo até os dias de hoje, os Rolling Stones. De acordo com as versões, ele era apaixonado por tequila, tomando, em média, meia garrafa por dia durante uma turnê na década de 70.

Porém, o médico que acompanhava a banda proibiu Mick Jagger de tomar a bebida durante uma determinada turnê. Por isso, recomendou que passasse a ingerir suco de laranja todos os dias. Ele seguiu a recomendação do profissional, mas o que os integrantes e o médico não sabiam era que ele pedia ao bartender que o acompanhava para misturar tequila ao suco de laranja.

O médico só foi descobrir a mentira de Jagger no término da turnê. Isso porque ele confessou ter tomado a tequila junto com o suco de laranja todos os dias. Mas não pensem que foi ele quem criou essa versão do drink refrescante.

Há uma versão mais antiga sobre a Tequila Sunrise, dizendo que essa bebida tem origem no Arizona Biltmore Resort, um espaço de luxo localizado em Phoenix, no Arizona, Estados Unidos. Entre as décadas de 30 e 40.

Há também uma versão mais moderna, dizendo que a bebida surgiu no bar Trident, em Sausalito, litoral da Califórnia. Atualmente é um refinado restaurante. Dizem que o bartender ofereceu essa bebida a Mick Jagger, que se apaixonou por ela imediatamente. Afinal, a tequila era um dos seus componentes.

Contam ainda que o bartender Gene Sulit criou a Tequila Sunrise para os clientes se refrescarem durante os dias quentes. A primeira versão foi com tequila, creme de cassis, suco de limão e água com gás. A receita ficou famosa entre os clientes do resort, sendo rapidamente aperfeiçoada. Saiu o suco de limão e entrou o de laranja.

No entanto, a verdade mesmo é que a origem da Tequila Sunrise é bastante enigmática. O que realmente todos concordam é que não importa se a bebida foi criada na década de 30 ou quase 50 anos depois, o fato é que ela é simplesmente refrescante e saborosa!

Uma marca ajudou a popularizar a Tequila Sunrise

A marca Trident, na época, era o maior outlet  de tequila dos Estados Unidos. Por isso, em 1973, o Jose Cuervo aproveitou o novo drink como uma boa oportunidade de marketing. Sendo assim, ordenou que fosse criado um lote de bebidas com a receita da tequila Sunrise em seu rótulo, no verso.

Naquele mesmo ano, um pouco depois, a banda Eagles lançou uma música com o mesmo nome do drink, Tequila Sunrise, aproveitando o sucesso da bebida. Uma bela sacada de marketing de ambos, não é verdade?

Como fazer uma Tequila Sunrise?

Traduzindo o nome da bebida, o nome Tequila Sunrise quer dizer “Nascer do Sol de Tequila”, sendo com os tons e disposição dos ingredientes que remetem ao nascer do sol. A tequila Sunrise é considerada um drink longo, sendo servida, normalmente, em copo alto.

Mas você pode usar outros formatos de copo na hora de preparar o seu! Quer saber como fazer essa bebida? Veja:

Ingredientes

  • 1 dose de tequila ouro;
  • 4 doses de suco de laranja;
  • 1 fio de xarope de granadina ou groselha;
  • 1 fatia de laranja;
  • Gelo a gosto.

Modo de preparo

Em um copo longo, coloque a tequila e, em seguida, o gelo. Depois acrescente o suco de laranja e adicione um fio de xarope de granadina ou groselha. Decore o copo com uma fatia de laranja.

Mais simples impossível, não é mesmo?

Há variações da Tequila Sunrise. São elas:

  • Ao substituir a tequila por rum, você cria o Caribbean Sunrise;
  • Troque o suco de laranja por Tang, aí você terá um Astronaut Sunrise;
  • Substitua o xarope de granadina ou groselha por Campari e faça um Enamorada Sunrise.

Para quem não conhece, o xarope de granadina é um concentrado não alcoólico com tom avermelhado. Ele, normalmente, é feito de romã, usado para dar sabor e causar um efeito bonito nas bebidas devido a sua coloração.

Como você viu, a Tequila Sunrise é um drink aclamado há anos. Mas ganhou sua fama, em especial, nos anos 80. É importante lembrar que ela é uma bebida mais apreciada no verão, justamente pelo seu frescor.

Porém, nada impede que você deguste esse maravilhoso drink em outras estações do ano.

Gostou de saber mais sobre a história da tequila Sunrise? Tem outra versão que conhece? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

Fechar Menu