Octo

Tipos de bebidas para presentear

bebidas para presentear

Escolher um presente para alguém, muitas vezes, pode parecer um verdadeiro desafio, ainda mais quando se trata de um presente destinado para os colaboradores da empresa.
No entanto, há uma forma bem simples de agradar uma pessoa com um presente sofisticado e que certamente ela irá utilizar, seja para consumo ou até mesmo para decoração. Estamos falando das bebidas alcóolicas!
Mas, então, como saber qual bebida oferecer para uma pessoa? É para isso que escrevemos este post. Hoje iremos apresentar alguns tipos de bebidas para presentear e diremos para quais paladares elas são recomendadas. Confira!

Principais tipos de bebidas para presentear

Veja, a seguir, algumas dicas de bebidas para dar de presente para seus colaboradores, amigos, familiares, colegas, entre outros.

Vinhos

Os vinhos são excelentes opções para presentear alguém, tendo em vista que há variedades que harmonizam tanto com temperaturas mais baixas quanto com temperaturas mais elevadas.
Nesse sentido, se o presenteado morar em um local frio ou que esteja em uma estação mais fria, recomenda-se presenteá-lo com um vinho tinto. Agora, se a pessoa morar em um local quente ou que esteja em uma estação mais quente, indica-se vinho branco ou rosé.
Além disso, cada variedade de vinho possui apresentações leves, de corpo médio ou bem encorpadas, de modo que é mais fácil encontrar algum tipo que agrade o presenteado.
Os vinhos brancos leves são caracterizados pela acidez, baixo teor alcóolico e aromas de frutas cítricas. Já os vinhos brancos de corpo médio são caracterizados por um leve sabor e aroma de carvalho. Quanto aos vinhos brancos encorpados, eles são caracterizados por uma maior presença do carvalho e são mais untuosos, ou seja, dispõem de um aspecto mais amanteigado.
Os vinhos rosés são divididos em leves e encorpados, sendo os leves caracterizados por uma maior suavidade e menor teor alcóolico e os encorpados um pouco mais marcantes e com maior presença alcóolica.
Já os clássicos vinhos tintos apresentam a mesma classificação dos vinhos brancos. A versão leve é caracterizada por uma maior presença de aromas frutados, acidez evidenciada, taninos (polifenóis de origem vegetal) mais discretos e o carvalho, quando há, fica em segundo plano.
Enquanto isso, os vinhos tintos de corpo médio são caracterizados por uma maior presença de taninos e carvalho. Por fim, os encorpados dispõem do aspecto amadeirado e taninos mais evidenciados e aveludados.

Bebidas para presentear: cervejas

Assim como os vinhos, as cervejas possuem uma ampla variedade de famílias e estilos, os quais poderão se adequar aos mais distintos paladares. Há duas principais famílias de cerveja, sendo elas Lager e Ale.
Os principais estilos de cerveja Lager são:
Light Lager: menos encorpada, leve amargor, sabor mais seco e grande presença de lúpulo; e
Dark Lager e Bock: cervejas escuras com notas mais adocicadas e sabor relativamente tostado.
Os principais estilos de cerveja Ale são:
Pale Ale: sabor suave e com toque amendoado;
Altbier: coloração cobre, baixa presença de gás e sabor tostado;
Trigo: refrescante, baixo amargor e há apresentações com aromas de banana, chocolate, malte torrado ou de especiarias; e
Porter: sabor adocicado com alto teor alcóolico.
Sendo assim, há apresentações mais escuras e encorpadas e outras mais leves, de modo que você pode verificar qual tipo se adequa mais ao clima atual.

Espumantes

Não há presente mais requintado do que um bom espumante. Essas bebidas também são categorizadas em subtipos e o que as distingue é o teor de açúcar na sua composição.
Confira cada variedade e para qual paladar é indicada:
Espumante Nature: possui aproximadamente 3 gramas de açúcar por litro, sendo a versão mais amarga de espumantes;
Espumante Extra-brut: apresenta aproximadamente 3 a 8 gramas de açúcar por litro, sendo um pouco menos amargo que a versão Nature;
Espumante Brut: dispõe de 8 a 15 gramas de açúcar por litro, de modo que é menos amargo que as duas versões anteriores, sendo indicado para as mesmas pessoas que apreciam vinhos secos;
Espumante Sec ou seco: contém entre 15 a 20 gramas de açúcar por litro, sendo indicado para pessoas que apreciam bebidas de sabor e aroma mais neutro, pois não se destaca nem pela doçura e nem pelo amargor;
Espumante Demi-sec: inclui entre 20 a 60 gramas de açúcar por litro, de modo que é recomendado para pessoas que preferem uma bebida de doçura intermediária, mas mais aproximada do sabor doce; e
Espumante doce: apresenta mais de 60 gramas de açúcar por litro, sendo a versão de espumante mais doce e, portanto, indicada para pessoas que apreciam uma bebida mais adocicada.

Gin

O gin é outra opção muito interessante para oferecer de presente, pois diversas marcas apresentam garrafas de estilo requintado e há várias opções de sabores. Contudo, vale destacar que todas as variedades de gin são caracterizadas por não conterem açúcar, de modo que essa bebida é recomendada para pessoas que apreciam bebidas mais secas.
Dentre as variedades de gin, podemos destacar:
Clássico: caracterizado pela alta presença de zimbro e por um suave toque cítrico e picante;
Cítricos: como o próprio nome sugere, este tipo é caracterizado pela maior evidência de sabores cítricos;
Especiados: caracterizado por possuir em sua composição, diversas especiarias, tais como coentro, canela, cardamomo, noz-moscada e pimentas;
Herbais: caracterizado pela presença de ervas como tomilho, hortelã, alecrim e manjericão;
Florais: caracterizado pelo predomínio de flores e frutos em sua composição, como flor de uva verde, jasmim, violeta, olho de dragão e cassis.

Licor

Por fim, os licores também são excelentes opções para presentear alguém e são indicados para pessoas que apreciam bebidas mais adocicadas, pois o mínimo de açúcar que vai em um licor são 30 gramas por litro.
Sendo assim, os licores secos apresentam entre 30 a 100 gramas de açúcares por litro, os finos entre 100 e no máximo 350 gramas por litro, os cristalizados apresentam mais de 350 gramas de açúcar por litro, de modo que ele chega a cristalizar. Os licores em creme também possuem um teor alto de açúcar e possuem produtos lácteos em sua composição.

Onde encontrar as melhores bebidas para presentear alguém?

A Octo oferece diversos kits com bebidas alcoólicas acompanhadas de aperitivos e guloseimas deliciosas. Portanto, se você deseja presentear seus colaboradores, sua família ou seus amigos com uma lembrança requintada e que com certeza eles irão adorar, conte com a Octo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu