Preferência alimentar é algo muito pessoal de uma pessoa para outra. Por conta disso, planejar o buffet de evento perfeito pode ser uma missão muito mais árdua do que realmente aparenta. O motivo é que é praticamente impossível adivinhar o que cada convidado come e, pior ainda, fazer a vontade de todos.
Por conta disso, para planejar o buffet de evento perfeito é necessário saber como equilibrar os gostos e agregar diversidade. Dessa forma, é possível fazer com que todos os convidados se sintam satisfeitos. Para mais dicas, confira este post!
1. Buffet de evento perfeito: Análise do objetivo do evento
Uma festa pode ser feita pelos mais variados motivos. Isso significa que a mesma pode ocorrer pelo lançamento de um novo produto, comemorações profissionais, festas de aniversário, casamentos, workshops, etc.
Por mais incrível que possa parecer, cada uma dessas festas e encontros sociais demanda um tipo diferente de buffet. Afinal, é extremamente importante fazer com que o alimento servido case perfeitamente com a ocasião.
Em cursos, workshops e demais eventos empresariais que terminarão com uma festa ou confraternização, combina-se muito mais um coffee break. Dessa forma, os participantes se alimentarão com mais rapidez e farão pequenos e breves intervalos.
No entanto, se a intenção é realizar esses encontros à noite e servir o buffet somente depois, apostar em um jantar mais completo ou em menus temáticos, desde que todos estejam de acordo, é uma opção descontraída e serve como uma espécie de recompensa para todas as pessoas que dispuseram de tempo para participar do evento.
2. Buffet de evento perfeito: Observe o perfil dos convidados
Mesmo que pareça difícil saber o que cada convidado gosta, é perfeitamente possível realizar um balanço sobre cada uma das pessoas que estará presente e ligada ao objetivo da festa. Um ótimo exemplo é que, se a festa é voltada para profissionais da saúde, optar por um cardápio mais leve, clean, mas, ainda assim, muito saboroso, é a melhor opção.
Já festas jovens de aniversário, como festas de 15 anos, um jantar seguido de uma mesa de salgados e docinhos pode ser a melhor opção. Em festas de empresas, por exemplo, a pizza ou também os salgados podem ser uma ótima pedida.
Além disso, existem empresas que, caso decidam realizar uma festa para todos os colaboradores, disponibilizam enquetes para saber o que as pessoas preferem para o buffet. Esta é uma ótima forma de garantir que todos se sentirão satisfeitos.
Já no caso de festas de 15 anos, por exemplo, nem sempre existe a possibilidade de perguntar aos convidados o que eles mais preferem. Nesses casos, observar o perfil das pessoas próximas a família e aniversariantes, é uma boa escolha.
Em determinadas festas, por exemplo, o tão famoso churrasco é servido junto a outras comidas. Isso porque nota-se que a família possui um perfil mais tradicional e prefere uma alimentação caseira ou rústica.
3. Atente-se aos temperos para realizar o buffet de eventos perfeito
Mesmo que o gosto dos convidados possa ser semelhante, tenha muita atenção para não sobrecarregar os pratos. Mesmo que isso, muitas vezes, fuja do controle do aniversariante ou da equipe que está realizando a organização do evento, é preciso ter total atenção.
Servir comidas com gosto muito forte de pimenta, açafrão, orégano, páprica ou, até mesmo, sal, pode causar efeitos desagradáveis ao paladar das pessoas e também ao bem-estar de todos. Por conta disso, a não ser que se trate de um evento com comida temática, preze sempre pelo tradicional.
Na hora de solicitar a comida, peça para o encarregado manter a quantidade de temperos sempre no padrão tradicional das festas. É preciso sempre lembrar que menos é mais e pode fazer com que a comida torne o buffet de eventos perfeito.
4. Observe o estilo da festa
Diferente do objetivo, o estilo da festa está ligado diretamente a questões como:
- Tema;
- Música;
- Decoração.
Se a intenção da festa é ser temática, procure servir um buffet que esteja dentro do tema. Ou seja, se a decoração e o tema é sobre a Índia, é válido fazer com que o buffet tenha a mesma temática. No entanto, lembre-se sempre da questão dos temperos. Caso seja necessário, diminua a quantidade e adapte a comida ao paladar tradicional dos convidados.
Além disso, se a festa tiver um espaço para todos dançarem, é válido optar por uma alimentação mais leve. Mesmo que salgados e docinhos não seja o buffet mais saudável do mundo, ainda se torna mais leve do que servir carnes, massas, pizzas e demais alimentos em grande quantidade e de difícil digestão.
5. Equipe eficiente
A não ser que a festa seja pequena e intimista, será necessário contratar uma equipe de profissionais altamente experientes e preparados para dar início ao buffet de eventos perfeito. Por isso, é muito indicado separar um dia da semana para provar as opções escolhidas e garantir que todas elas se adaptam ao paladar dos convidados e dos demais envolvidos.
Além disso, a equipe precisa ser pontual e saber trabalhar sob pressão. Isso porque, dependendo do tipo de festa e da comida que será servida, é preciso que os pratos sejam servidos todos quentes e, dessa forma, significa que a produção dentro da cozinha não pode parar.
Mesmo quando é o caso de optar pelos salgados, é preciso contratar um profissional para que o alimento esteja pronto no horário marcado e, preferencialmente, novo e em ótima qualidade.
6. Leve em consideração o espaço
A partir do momento em que se deseja realizar o buffet de evento perfeito, é preciso levar o espaço em consideração. Muitas vezes, corre-se o risco de convidar uma grande quantidade de pessoas ou planejar um enorme buffet, mas o local não dispõe do espaço necessário.
Por conta disso, na intenção de realizar um evento grandioso, certifique-se de escolher um local que suporte uma grande capacidade de pessoas, que tenha estrutura adequada e espaço para que o buffet de evento seja perfeito e servido da melhor forma.
Agora que você já sabe como oferecer um buffet perfeito aos seus convidados, já pode começar a planejar a sua próxima festa e acertar em todas questões!