Octo

Drinks com espumante — Confira receitas requintadas para fazer em casa!

drinks-com-espumante

Sinônimo de requinte, o espumante é muito consumido em ocasiões especiais, como casamentos, aniversários, festas de final de ano, etc. Como incrementar muitas vezes é uma ótima ideia, os drinks com espumante acabam sendo uma ótima pedida para quem adora bebidas criativas e deliciosas! Saiba mais sobre drinks com espumante neste post e confira receitas para fazer.

O espumante

Muito confundido com a champagne, os dois são bem diferentes entre si. Afinal, mesmo que toda champagne seja caracterizada como um espumante, nem todo espumante será caracterizado como uma champagne.

Logo, o espumante é perfeitamente aceitável para o preparo de drinks, pois se trata de um vinho que sofreu dois tipos de fermentações naturais. Sendo elas:

  • Fermentação alcoólica;
  • Efervescência.

Em relação à fermentação alcoólica, saiba que ela é perfeitamente comum em absolutamente todos os tipos de vinhos. Ela é a responsável por transformar o açúcar da uva em álcool. Já a efervescência se caracteriza por uma reação que ocorre frequentemente em tanques feitos de aço ou dentro da garrafa.

Em contrapartida, a champagne é um vinho branco que foi produzido literalmente em Champagne, nordeste da França. Para que receba tal denominação, a bebida precisa ser obrigatoriamente produzida na região administrativa de Champagne-Ardenne, além de ter que ser feita com as uvas:

  • Pinot Noir;
  • Pinot Meunier;
  • Chardonnay. 

Além disso, tais uvas são produzidas exatamente dentro de um espaço delimitado de Champagne para garantir a originalidade e procedência da bebida. As frutas precisam passar por processos altamente rigorosos de produção e procedência.

Justamente por isso, o espumante aceita melhor as variações e drinks feitos com ele, já que não possui um processo de produção tão rigoroso e o seu gosto se adapta muito melhor a outras frutas e ingredientes.

Criatividade nas variações

A partir do momento em que se descobriu ser possível realizar a criação de drinks com espumante, surgiram várias ideias. No Brasil, por exemplo, há uma das maiores concentrações de variações de drinks feitos com a bebida.

Afinal, alguns misturam até mesmo determinados tipos de chás, a fim de garantir maior originalidade e diferencial para com o resto das bebidas criadas. Além disso, os drinks com espumante são perfeitos para servir em festas e ocasiões que pedem algo diferente e especial.

Espumante com hibisco

Uma das variações mais diferentes dos drinks com espumante, é o espumante com chá de hibisco. A combinação se torna muito curiosa e diferente, já que o hibisco é uma planta termogénica e quente, o que faz a corrente sanguínea acelerar. Os ingredientes necessários e o método de preparo, são:

  • Tiras de casca de laranja a gosto;
  • Meio litro de chá de hibisco;
  • Meio litro de espumante;

A marca do espumante é indiferente, o que permite um maior leque de escolhas. Para o preparo, basta colocar a casca de laranja no fundo da taça, preencher metade do recipiente com o chá de hibisco e a outra metade com o espumante.

Além de ser uma receita alcoólica menos calórica, é ótima para ser servida gelada. Caso não goste do gosto de álcool tão acentuado, basta diminuir a quantidade.

Drinks com espumante: Rossini

O Rossini é uma variação muito próxima do drink Bellini. A diferença é que no Bellini coloca-se o pêssego, enquanto o Rossini carrega o gosto acentuado do morango. A bebida é prática e rápida, com um grau de dificuldade muito tranquilo para todos os iniciantes no preparo de drinks.

Para preparar, usa-se os seguintes ingredientes:

  • Três morangos;
  • Uma colher de açúcar rasa para cada morango;
  • Suco de meio limão.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até que todos estejam perfeitamente homogêneos. Em seguida, adicione gelo a gosto e aproximadamente 150 ml de espumante. Nesse momento, é preciso mexer gentilmente a mistura.

Afinal, é preciso tomar todo o cuidado para que a bebida não perca o gás e tenha o sabor alterado. Em seguida, basta coar e servir em uma taça decorada ou em um copo comum. Em geral, é bem comum que as pessoas alterem um pouco a receita para adaptá-la melhor ao gosto de cada um.

Drinks com espumante: Mimosa

É impossível falar de drinks com espumante sem citar a Mimosa. Muito popular, se trata de uma mistura do espumante com suco de fruta. Além disso, a Mimosa é um clássico e perfeita para ambientes noturnos, como festas agitadas e momentos onde deseja-se maior doçura.

Para garantir o efeito tradicional da Mimosa, opte por servi-la em taças longas e finas. Para a receita tradicional de Mimosa feita com espumante, será necessário apenas um espumante gelado de seu gosto e um suco de laranja fresco.

Importante frisar que quando se refere ao suco de laranja fresco, significa que ele deve ser espremido na hora de fazer o drink. Isso é crucial para garantir o sabor desejado. Em seguida, separe sempre 1/3 de suco para cada quantidade de espumante.

Dessa forma, basta misturar muito bem as duas bebidas e decorar a taça caso necessário. Este, sem dúvida, é um dos drinks com espumante mais fáceis, rápidos e agradáveis de fazer, sendo a opção mais indicada para impressionar sem erro.

Drinks com espumante: Pink Elephant

O Pink Elephant ganha esse nome por conta da coloração rosada que o morango oferece. Além disso, é um drink conhecido por ter um toque de frescor diferenciado dos demais, que provém de um de seus ingredientes que você logo saberá qual é. Para o Pink Elephant, será necessário:

  • Duas colheres de sopa de vodka;
  • 5 morangos grandes e maduros;
  • 1 limão Tahiti;
  • 1 folha de Hortelã (para garantir o frescor);
  • Espumante a gosto.

Em uma coqueteleira, misture apenas quatro morangos com gelo, hortelã e o suco do limão. Agite muito bem e deposite em uma taça de sua preferência. Em seguida, basta acrescentar a medida de vodka e completar com a quantidade desejada de espumante.

O morango que sobrou é indicado utilizar para comer enquanto toma a bebida ou simplesmente utilizá-lo como decoração na borda da taça. Caso julgue necessário, pode reduzir a quantidade de vodka, já que ela pode se tornar um pouco forte.

Lembre-se que quanto mais maduro o morango, mais doce a bebida ficará. Entretanto, não utilize frutas que estão prestes a estragar para evitar afetar o gosto dessa bebida que é um dos mais populares e deliciosos drinks com espumante.

Deixe uma resposta

Fechar Menu