Octo

Festa Junina: o que você precisa para fazer a sua!

receitas de festa junina

A festa junina é conhecida no Brasil inteiro como uma das datas festivas mais esperadas de todo o ano. Além disso, a festa tem fama até mesmo no exterior, despertando a curiosidade de estrangeiros e atraindo atenção para as decorações e gastronomia. Confira neste post a origem da famosa festa junina e o que você precisa para fazer a sua!

Origem da festa junina

O Brasil é um país multicultural e que apresenta uma grande diversidade em todos os aspectos. Por conta disso, as festas são vistas com curiosidade até mesmo por alguns moradores do próprio país. Um clássico exemplo é a festa junina.

Mesmo que muito popular e conhecida, muitas pessoas ainda não sabem exatamente a sua origem e a forma como foi criada. O fato é que a festa junina é uma festa pagã, adaptada aqui para Santo Antônio, São Pedro e São João.

Além disso, a festa junina já era muito comum na Europa e se tornou muito popular no Brasil a partir da chegada dos portugueses. Assim, foram misturados elementos brasileiros, principalmente características das tradições sertanejas.

Importante frisar também que a festa é fortemente valorizada em toda a região Nordeste, tendo grande foco em Campina Grande e Paraíba. Tais locais são onde ocorre a tão famosa queima de fogos, fogueira gigante, concursos de danças de quadrilha, barracas de jogos, etc.

Como montar uma festa junina tradicional

Obviamente, com o passar do tempo as decorações da festa junina foram se modernizando. Hoje em dia, é possível notar decorações mais simples e bem planejadas, mas não menos coloridas. Entretanto, a festa tradicional sempre foi feita ao ar livre, para que fosse possível realizar a fogueira e todas as danças.

Ainda assim, independente do local em que é feita, alguns fatores principais contam ponto na hora de organizar uma festa junina. Por exemplo:

  • Decoração;
  • Gastronomia;
  • Brincadeiras;
  • Música;
  • Fantasia.

A festa junina tem uma veia e uma popularidade tão forte no país, que somente a decoração já é o suficiente para indicar de qual data comemorativa se trata. Portanto, vale escolher cores chamativas, bandeirinhas coloridas e muito tecido xadrez.

Em suma, a gastronomia também é um componente extremamente importante dentro da festa, principalmente para entreter os participantes e complementar a decoração. Logo, a espiga de milho e suas variações, o pé de moleque, maçã do amor, pé de moça e arroz-doce, são somente algumas das comidas típicas da festa.

Além disso, as brincadeiras também servem para caracterizar e complementar a festa. Afinal, é muito comum encontrar a corrida de saco valendo prêmios, barraca do beijo, a cadeia, etc. Em relação à fantasia, as pessoas costumam usar e abusar de muita estampa xadrez, chapéu de palha ou trança nos cabelos.

As músicas tocadas em festa junina variam muito do local onde o evento está sendo feito e também do público que está presente. Em festas infantis, por exemplo, é comum notar uma grande quantidade de músicas temáticas próprias para a ocasião.

Entretanto, quando há maior quantidade de adultos ou um público mais mesclado, é muito comum encontrar nos dias de hoje, playlists variadas, incluindo principalmente o Sertanejo Universitário.

As bebidas clássicas da festa junina

Nem só de comida e fantasia é feita uma festa junina. Mesmo que seja um ótimo atrativo para crianças, também é uma ótima ideia para fazer uma festa temática para adultos. Dessa forma, existe a bebida típica da festa e também as suas variações mais conhecidas. São elas:

Quentão

Impossível falar de festa junina sem citar o quentão. A bebida clássica é feita com base no vinho e pode ser servida com ou sem álcool. Como a festa junina ocorre em estações frias do ano, o Quentão é a melhor opção para esquentar. Para a receita, é necessário:

  • 1 xícara de açúcar;
  • Cravo;
  • Canela em pau;
  • 1 litro de vinho;
  • Meio litro de água filtrada;
  • Maçã picada (opcional).

Para o preparo, basta levar uma panela ao fogo com o açúcar e o cravo da índia. A intenção é mexer cuidadosamente até que se forme uma calda de caramelo. Entretanto, tenha muito cuidado para não cristalizar e atingir o ponto de bala.

Em seguida, basta adicionar o vinho, a maçã, a canela e a água. Como a receita é muito fácil, basta mexer a mistura até começar a ferver. A partir do momento em que levantar fervura, baixe o fogo e deixe por aproximadamente 3 minutos.

Depois disso, basta desligar e servir ainda quente. 

Kir Royale

O Kir Royale é perfeito para uma festa junina comemorada à noite, já que a bebida leva o espumante e é doce. Assim como a festa junina ocorre em temperaturas frias dependendo do estado, outras vezes pode ser comemorada em locais com maior calor.

Por conta disso, o Kir Royale é perfeito para a ocasião, além de ser muito fácil, prático e rápido. Para isso, basta separar 6 colheres de sopa de um espumante de sua preferência e 10 ml de Creme de Cassis. 

Em seguida, coloque o creme na taça e complemente o restante com o seu espumante. Em seguida, pode decorar com algumas frutas vermelhas ou simplesmente consumi-lo dessa forma. 

Ambiente ideal

Para a festa junina, o ambiente faz toda a diferença. Se possível, o mais indicado é sempre optar por locais abertos e com grande espaço para que ocorram todas as brincadeiras, comes e bebes, danças, etc. No entanto, dependendo da temperatura e o clima do local, é perfeitamente possível realizar a festa em um ambiente fechado.

Além disso, algumas pessoas preferem separar a festa junina em duas partes: dia e noite.

Dessa forma, durante o dia acabam realizando a festa junina tradicional e perfeita para toda a família. Entretanto, à noite é possível realizar uma festa mais diversificada, com a temática da festa junina, porém com músicas, bebidas festa e comidas diferentes no buffet.

Em suma, a festa junina é feita para todos os públicos e sempre promete muita diversão. Dessa forma, se torna um passatempo muito atrativo para toda a família e que permite uma série de variações em relação às comidas e bebidas, dependendo da região em que é feita.

Deixe uma resposta

Fechar Menu