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Indicadores de RH: conheça as vantagens de saber realizar a medição

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Uma empresa que deseja sucesso precisa investir em ferramentas para medir os resultados atingidos com o trabalho dos funcionários. Nesse sentido, será possível visualizar se os objetivos empresariais são cumpridos e desenvolver planos estratégicos que visem atingir as metas.
Para isso, os indicadores de RH são fundamentais. Continue a leitura do post e saiba quais são as melhores métricas e as vantagens de utilizar essa estratégia na sua empresa.

O que são indicadores de RH

De início, vale ressaltar o que é o RH. Os Recursos Humanos (RH), como o próprio nome diz, é o conjunto de colaboradores de uma empresa. O setor de RH tem o intuito de recrutar, selecionar, treinar, remunerar e prestar assistência aos funcionários.
Assim, a administração de RH faz a comunicação entre os colaboradores e a empresa, prezando por atingir os interesses empresariais de modo que valorize o bem-estar das pessoas envolvidas.
Uma boa gestão de pessoas fará o seu negócio se destacar no mercado, afinal, são os funcionários, que compõem a corporação, os responsáveis por oferecer serviços e produtos com qualidade.
Desse modo, é evidente que uma empresa com uma boa gestão adquire diversas vantagens, como o aumento da produtividade dos funcionários.
Para um RH estratégico, é preciso investir em métricas para identificar, quantificar e analisar os resultados e processos da empresa, as quais são denominadas “indicadores de RH” ou Key Performance Indicators (Indicadores-chave de desempenho), conhecido como KPIs.
O método KPIs é o mais utilizado para fazer a análise métrica numérica ou percentual dos resultados para atingir determinado fim.
Antes de conhecer algumas ferramentas, confira os principais benefícios dessa estratégia.

Vantagens de utilizar métricas na empresa

Com as métricas, é possível comparar os resultados e buscar estratégias para melhorar, visto que é importante mensurar e analisar as causas do não atendimento às metas.
Veja alguns benefícios:
  • melhor construção de táticas para melhoria da empresa com base no diagnóstico feito;
  • elaboração de metas condizentes com a realidade empresarial;
  • proporcionam uma tomada de decisão mais coerente em relação às metas;
  • melhora a relação entre os colaboradores;
  • destaque frente à concorrência;
  • eliminação ou diminuição de erros;
  • possibilita que os funcionários sejam mais motivados, engajados, produtivos, organizados e focados.
É preciso planejar antes de usar os indicadores de RH para elaborar meios que melhor atendam às necessidades da sua empresa. Os cálculos devem ser feitos por profissionais qualificados, então vamos apresentar um apanhado geral de alguns KPIs.
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Principais KPIs

Recrutamento e seleção

O recrutamento e seleção é a fase que a empresa atrai possíveis colaboradores e seleciona as pessoas que têm o perfil desejado pela corporação. Veja alguns KPIs:
  • aderência: identifica os candidatos compatíveis com  o que a empresa deseja;
  • recursos destinados à contratação: são os custos envolvidos nesse processo;
  • tempo do processo seletivo: é preciso se atentar ao tempo de seleção para evitar gastos desnecessários;
  • prazo dos processos: avalia o cumprimento dos prazos.

Índice de Rotatividade

Conhecido também como turnover, esse índice pretende analisar o fluxo dos funcionários na empresa, isto é, a entrada e a saída do pessoal. Quanto menor ele for, melhor para a empresa, uma vez que a alta rotatividade gera gastos.
Uma boa forma de mensurar os motivos do desligamento de um funcionário é por meio de entrevista de desligamento para identificar as principais causas desse episódio e, com isso, evitar a evasão na empresa.
Além disso, é possível medir o custo da rotatividade, ou seja, quanto a sua empresa foi impactada com esse processo.

Absenteísmo 

É o indicador de RH com o foco na ausência do trabalhador por algum motivo, como falta justificada ou não, licenças médicas, atrasos e acidentes.
Com essa métrica, é possível fazer uma previsão da carência de funcionários em um determinado período e diminuir problemas como a perda de produtividade empresarial, maior custo e substituição de mão de obra.

Indicador de retenção de talentos

A retenção de talentos é um conjunto de práticas com o intuito de preservar pessoas competentes e com as habilidades desejadas pela empresa, de modo que permaneçam engajadas e motivadas.
Assim sendo, é fundamental perceber se os resultados obtidos são satisfatórios e um modo de fazer isso é por meio de um questionário, que vai avaliar a produtividade dos funcionários e elaborar táticas para aperfeiçoar a colaboração deles.
Um modo de cativar os trabalhadores é através dos kits corporativos. A Octo Go oferece diversas opções de kits customizados com entrega para o Brasil todo. Faça um orçamento no nosso site e aproveite para incentivar os funcionários oferecendo um brinde em reuniões, eventos e treinamentos, por exemplo.

Employee Net Promoter Score (ENPS)

O ENPS nada mais é do que a taxa de satisfação do trabalhador com a sua empresa.
É com essa métrica que você vai avaliar se a sua corporação atende da melhor forma possível os funcionários, pois esses profissionais precisam estar motivados para oferecerem um serviço de qualidade.
Você pode elaborar perguntas, como: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a sua empresa para outras pessoas?”, sendo classificadas nas seguintes categorias:
  • 10 e 9: promotores (funcionários mais engajados com a empresa);
  • 8 e 7: neutros (comprometimento parcial);
  • menor que 6: detratores (colaboradores insatisfeitos).
Para esse último caso, é fundamental elaborar táticas que transformem a insatisfação em pessoas comprometidas com o crescimento da empresa.

Considerações finais

Depois de utilizar as métricas, é possível elaborar estratégias para sanar os desvios e traçar o melhor caminho para a empresa.
Portanto, as ações que podem ser tomadas após realizar a medição devem levar em conta a construção de um planejamento estratégico voltado para os recursos humanos da corporação e, assim, delinear novas metas que podem ser cumpridas com mais êxito.
Os indicadores de RH são, sem dúvida, importantes ferramentas para aumentar a performance do setor empresarial. Você viu que eles proporcionam várias vantagens, então vale a pena investir nesse método.
Veja também este artigo a respeito de como aumentar o engajamento dos colaboradores!

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