Octo

Finger Food – Uma tendência que veio para ficar em eventos

finger food

Se você adora organizar eventos, seja comemorações familiares ou do âmbito profissional, deve ter reparado na nova tendência do momento: a finger food! Pensando em como essa modalidade de apresentação de pratos em festas e eventos tem recebido grande destaque, elaboramos este post contendo as principais informações que você precisa saber para realizar uma comemoração com finger food ou contratar bons serviços que ofereçam essa modalidade.

Neste post você conhecerá especificamente o que significa finger food, porque ela se tornou uma tendência, de onde surgiu a expressão, como servir finger foods e até mesmo dicas de pratos que você pode servir assim.

Tem interesse no assunto e já se animou para planejar um novo evento? Então, continue acompanhando este post e saiba mais sobre o tema!

Vamos lá!

O que é finger food?

Finger food é uma expressão em inglês que significa literalmente “comer com os dedos”, ou seja, beliscar pequenas porções sem a necessidade de utilizar pratos e talheres. Geralmente, essas pequenas porções são consumidas em apenas uma ou duas bocadas. 

Sendo assim, esta é uma apresentação de prato muito mais prática e simples, no entanto se você souber fazer bom uso da ideia é possível proporcionar grande harmonia e sofisticação para o ambiente. 

Por que a finger food é uma tendência?

A finger food tem se tornado uma tendência devido a inúmeros aspectos. Por exemplo, como mencionado anteriormente, a finger food corresponde a pequenas porções que podem ser consumidas em apenas uma ou duas bocadas. Sendo assim, o anfitrião pode oferecer uma maior diversidade de pratos para os seus convidados, que irão ficar muito mais satisfeitos em provar diferentes sabores.

Além disso, a finger food pode ser servida em distintas ocasiões, ou seja, desde pequenas comemorações até grandes eventos. Em encontros destinados para poucas pessoas você pode servir apenas finger foods e uma variedade de drinks e bebidas. 

Já em eventos destinados para o grande público você pode servir finger foods como prato de entrada até que todos os convidados cheguem e depois partir para o prato principal. 

Como você pode perceber, a finger food é muito versátil e dependendo da forma que você faz a apresentação, ela pode ganhar uma essência extremamente requintada ou um ar mais despojado. 

Ademais, com a opção de finger food, elaborar um evento se torna muito mais prático, pois você não precisará investir tanto em louças e talheres e até mesmo acabar quebrando alguma dessas peças e irá gastar menos tempo lavando louças. 

Devido a todos esses aspectos de versatilidade e facilidade que não deixam de lado a sofisticação, a finger food se tornou uma tendência e todo mundo deseja elaborar uma festa com essa opção.

Como surgiu essa expressão?

O surgimento dessa expressão, finger food, costuma estar associada a atriz Joan Collins, que protagonizou o seriado americano “Dinastia”. Há boatos de que ela teria inspirado essa modalidade de servir pratos, no entanto essa história não possui comprovação.

De acordo com a história relatada, a atriz teria o hábito de comer no set de gravações apenas pequenos aperitivos com o uso dos dedos, pois assim poderia comer de forma rápida sem borrar o batom. 

Seja verdade ou não esse relato, o fato é que o finger food se tornou tendência devido às questões apresentadas acima, pois atualmente, o conceito de comemorações e eventos sofisticados se transformou e não são mais tão rígidos e passaram a ser mais práticos. 

Como servir a finger food?

A versatilidade da finger food também se reflete no modo de compor e apresentar os pratos. Você pode servir a finger food em palitinhos e espetar diversos pedacinhos de comidinhas que irão proporcionar um mix de sabores.

Essa opção é recomendada para porções que harmonizam bem com molhos, pois o uso do palitinho auxilia na mistura. Alguns exemplos de porções são: batata bolinha com camarão, rolinhos de tender com queijo e damasco e salaminho com queijo e azeitona.

Você também pode servir a finger food dentro de legumes, como tomates, pimentões e abobrinhas, por exemplo, que servem de base para servir a receita, bem como pãezinhos, como torradas, biscoitos e massas, que possuem a mesma função.

Para servir de base para a apresentação do prato, você pode apostar em uma louça bem sofisticada de cor branca, como as cumbuquinhas, potinhos, pequenas travessas e colheres de porcelana próprias para servir, e apostar em petiscos bem coloridos para harmonizar a apresentação.

Ademais, existem duas formas de servir a finger food: com garçons ou montando uma ilha. Para a primeira opção, é recomendado trabalhar efetivamente na apresentação dos pratos e das bandejas que serão servidas. Já na segunda alternativa, você ganha mais uma opção para enriquecer a decoração, ou seja, você pode harmonizar o ambiente com vasos, flores, luzes e também travessas e louças atraentes. A ideia é trazer mais sofisticação e causar impacto nos seus convidados. 

Quais pratos podem ser servidos dessa forma?

Você pode investir em diversos tipos de porções, como um palitinho recheado de frios e conservas de pepino, azeitona e cenoura, por exemplo. Você também pode preparar mini hambúrgueres e hot dogs, bem como mini churros de doce de leite ou mini tapioca nos mais diversos sabores doces e salgados, pois elas estão muito em alta e você facilmente consegue preparar uma porção pequena. 

É possível investir também em porções bem sofisticadas, como caprese no palito ao molho pesto ou bolinha de batata com queijo e bacon. 

Deste modo, há diversas comidinhas que você pode apresentar na modalidade finger food apenas elaborado uma versão mini dela. 

Esta foi a nossa seleção especial sobre tudo que você precisa saber sobre finger food. Gostou deste post? Então não deixe de compartilhar com seus amigos e continuar acompanhando a nossa página para ficar por dentro dessa e outras tendências.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

Fechar Menu