Octo

Petit Comité: como organizar pequenas reuniões com estilo e elegância.

Petit Comité

Atualmente, as festas grandiosas com inúmeros convidados não fazem mais tanto sucesso como há tempos atrás. O que vemos agora é o crescimento de celebrações intimistas, pois as pessoas estão optando pela exclusividade da sua lista de convidados. É essa tendência que impulsionou os chamados: Petit Comité.

Entretanto, muitas pessoas não sabem muito bem o que esse termo significa, ou tem dúvidas para organizar esse tipo de festa. As festas no estilo Petit Comité são práticas e versáteis e podem funcionar para aniversários, casamentos, batizados, noivados e uma série de outras comemorações.

Para que a sua Petit Comité funcione o segredo é saber escolher os convidados, as comidas e bebidas e também o estilo de decoração. Se você está planejando uma Petit Comité e tem dúvidas, desenvolvemos este post com dicas e tudo que você precisa saber para organizar a sua festa com qualidade e sofisticação. Confira a seguir!

O que é um Petit Comité?

O termo que tem origem francesa significa “pequeno grupo” e é essa a base desse tipo de reunião. No Petit Comité, o ponto principal é organizar uma comemoração intimista, com apenas convidados bem selecionados para um momento que será único e se tornará inesquecível.

Basicamente, ao preparar um Petit Comité você necessitará iniciar pela lista de convidados. Não há um número específico de pessoas, a melhor opção é usar o bom senso e escolher as pessoas mais importantes e próximas para dividir esse momento.

Em um aniversário, por exemplo, você pode convidar os familiares mais próximos e os amigos mais íntimos. Querer aumentar a sua lista de convidados para agradar parentes está fora de cogitação.

Ao organizar um Petit Comité os detalhes ganham mais importância, deste modo, esse evento ganha praticidade e elegância. Como essa celebração é motivada por algo especial, a preparação é bem parecida com uma festa com mais convidados. A principal vantagem do Petit Comité está nas proporções.

Nesta reunião é possível dar mais atenção aos convidados. Com o Petit Comité você pode agradar seus convidados de forma individual priorizando suas preferências. Por isso, você pode pesquisar o que as pessoas gostam, como comidas, bebidas, decorações e músicas.

Como organizar um Petit Comité?

Uma festa, mesmo que pequena, deve ser preparada e pensada com muito carinho. Independentemente dos convidados serem pessoas íntimas ou mesmo estarem presentes em pequeno número, não se deve deixar os detalhes de lado.  Pense em como a pessoa convidada ficará feliz em ser bem recebida. Então, confira a seguir como organizar o seu Petit Comité com estilo e elegância.

Lista de convidados

A primeira coisa a definir para realizar o seu Petit Comité é cuidar da sua lista de convidados. É a partir dela que você definirá o número de pessoas que participaram, assim você poderá escolher o local mais adequado para sua reunião.

Como Petit Comité conta com um número limitado de pessoas você deve dar prioridades para familiares próximos e amigos mais íntimos, assim você poderá dar atenção a cada um deles. Ao definir a sua lista de convidados, você deve também pesquisar os gostos de cada um deles.

O que servir em um Petit Comité?

É normal surgirem dúvidas quanto ao cardápio do seu Petit Comité. Além de pesquisar os gostos dos seus convidados, o cardápio também dependerá do tipo de reunião que será feita, ou seja, aniversários, casamentos, festas de criança, entre outras.

Então, para essas pequenas reuniões você pode escolher:

  • Brunchs;
  • Almoços;
  • Jantares;

No Petit Comité é possível optar pela simplicidade, por isso comidas rápidas e porções individuais são tão comuns. Para as bebidas você pode escolher cervejas, vinhos, whisky com água de coco, chás, sucos e afins. 

Como em qualquer ocasião, elabore um menu com entradas, pratos principais e sobremesas. Aplicando essas sugestões, fique tranquilo que você criará boas memórias entre seus convidados.

Lista de compras

Depois de escolhido o seu cardápio é hora de definir se você fará todo o trabalho, ou se seu menu contará com o serviço de terceiros. Caso você decida contratar um buffet é preciso planejar com antecedência. 

Entretanto, caso você escolha a primeira opção e decida fazer tudo, é hora de elaborar a sua lista de compras. Para isso, é importante que você não deixe para a última hora e não se esqueça de anotar tudo que vai precisar.

Definição da decoração

O principal objetivo do Petit Comité é criar um ar intimista. Dessa forma, você deve prestar atenção em todos os detalhes, principalmente na decoração. Como ele é um evento menor e o clima será mais íntimo, você pode optar até por uma decoração “handmade”, ou artesanal, com peças elegantes e delicadas.

Busque referências que você goste e escolha uma cartela de cores para ser usada. Você pode apostar em arranjos florais e não se esqueça das lembrancinhas. Nesta fase você deve definir qual será o estilo da sua festa para assim escolher o tema e a decoração

Lembrancinha ou saideira

Por último, você pode definir se o seu evento terá alguma lembrancinha ou mimo. Nesta etapa você também escolhe se irá oferecer a saideira, como café, licor, chocolate, entre outras.

Conclusão

Como você viu neste post, o Petit Comité é um evento íntimo, prático e elegante. Sendo assim, todos os detalhes mostram o carinho do anfitrião para seus convidados. Dessa forma, ele une economia e celebração em uma festa menor onde seus convidados podem ficar mais à vontade para curtir muito junto com você. E como só os mais íntimos são convidados, há ainda mais diversão garantida e liberdade.

Então, para que seu Petit Comité seja um sucesso, ofereça atenção redobrada para seus convidados, pois como será um grupo menor você terá tempo para cada um deles. Além disso, antes de dar início às preparações, pesquise os gostos de cada convidado para chegar a uma escolha que agrade à maioria.

O Petit Comité é um evento que agrada todos os tipos de pessoas, desde a mais baladeira até aquela que curte um encontro mais intimista. Assim, esse termo é usado para definir todos os tipos de celebrações que reúnam uma quantidade pequena de pessoas.

Se você gostou deste post sobre como organizar o seu Petit Comité deixe o seu comentário e nos conte como ele te ajudou a organizar o seu. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Fechar Menu