Octo

Amigo secreto online: como organizar na sua empresa

A confraternização de final de ano e a realização do amigo secreto com os colegas de trabalho é um momento muito especial para todos em uma empresa. Entretanto, para que possamos festejar este ano será necessário adaptar algumas coisas, visto que a pandemia ainda não acabou. 

Nesse sentido, continue acompanhando este post e saiba como organizar um amigo secreto online e não perder a oportunidade de comemorar o encerramento de um período e o início de um novo ano repleto de novos projetos e aprendizagens no ambiente de trabalho. Boa leitura!

Passo a passo de como organizar um amigo secreto online

As festas de fim de ano são uma ótima oportunidade para compartilhar bons momentos de afeto e alegria ao lado das pessoas que nos acompanham durante todo o ano. Muitas dessas pessoas não são nossos familiares e nem amigos íntimos, mas passam ao nosso lado dia a dia dentro de uma empresa, ou seja, essas pessoas são nossos colegas de trabalho.

Neste ano em especial talvez não tenhamos convivido presencialmente com essas pessoas por conta da pandemia do novo coronavírus. Contudo é ainda mais importante confraternizarmos com nossos colegas durante este período tão delicado para fortalecermos uns aos outros para um novo ano de muitos projetos na empresa. 

Uma excelente alternativa para matar a saudade dos colegas e ao mesmo tempo manter o distanciamento social é realizar um evento online por meio de uma videoconferência. Além disso, uma ótima opção para incrementar ainda mais a comemoração é realizar um amigo secreto online. 

Sendo assim, nós da Octo separamos um passo a passo de como realizar o amigo secreto online da empresa de modo que tudo seja especial e saia conforme o planejado. Confira!

 

  • Identificar os participantes do amigo secreto online

 

A primeira coisa que deve ser avaliada na hora de organizar o amigo secreto online é quem está disposto a participar e qual o melhor período para realizar a confraternização. Para verificar essas informações à distância e de forma prática é possível criar um grupo com os colegas de trabalho no Whatsapp, caso o grupo não exista, e fazer o convite. 

 

  • Estipular um valor mínimo para presente

 

Após identificar os participantes, é recomendado avaliar com eles um valor mínimo para o presente. Assim ninguém sairá prejudicado ou se sentirá desconfortável com o presente recebido. 

 

  • Elaborar a lista de desejos

 

Para ajudar na hora de escolher o presente ideal para o amigo secreto, cada participante pode disponibilizar uma lista de desejos com aquilo que almeja ganhar de presente e que esteja dentro do valor mínimo estipulado.

Desse modo, é interessante que cada pessoa destaque presentes dentro do valor mínimo orçado, mas também indique presentes de outras faixas de valor. Assim todos terão uma lista de desejo diversa que caiba no bolso de cada um. 

 

  • Realizar o sorteio do amigo secreto online

 

Você deve estar se perguntando como será possível realizar o sorteio do amigo secreto online. E a resposta é simples: via aplicativo ou site. Dentre os apps disponíveis há o Amigo Secreto 22, o Papelzinho e o Amigo Secreto App. Para baixar a versão compatível com o seu smartphone, verifique a relação de aplicativos e versões abaixo: 

  • Amigo Secreto 22: disponível para a versão Android  e iOS;
  • Papelzinho: disponível também para a versão Android e iOS
  • Amigo Secreto App: disponível apenas na versão iOS

Agora, se você não deseja realizar o download de um determinado app, há os sites Amigo Secreto, Sorteio Amigo Secreto, Gifwe e o SorteioGo. De modo geral, tanto os apps quanto os sites irão necessitar de um cadastro e, após realizar o sorteio, o próprio software encaminha para o email de cada um o amigo secreto sorteado. 

Em alguns dos aplicativos e sites é possível realizar também as outras etapas da organização de amigo secreto online, como lista de desejo e interação entre os participantes. Dessa forma, clique em cada opção demonstrada nesta seção e veja qual alternativa se adequa melhor para você e seus colegas. 

 

  • Selecionar o software de videoconferência

 

Após verificar quantas pessoas irão participar da confraternização online, é possível selecionar o software que servirá como meio para conectar todos os participantes. Isso porque cada aplicativo dispõe de um número máximo de participantes permitidos. 

Dentre os apps que possibilitam a participação de um maior número de pessoas, temos:

  • Facebook Messenger: até 50 participantes;
  • FaceTime: até 32 participantes;
  • Google Meet: 100 a 250 participantes, dependendo do plano;
  • Zoom: até 100 participantes;
  • Skype: até 50 pessoas;
  • JusTalk: até 50 participantes.

Além de selecionar o software para videoconferência, não esqueça de lembrar cada participante que, apesar de estarem todos distantes uns dos outros, a confraternização será equivalente a uma festa comum. 

Portanto, no dia da comemoração, cada colega pode decorar o cômodo onde irá realizar a vídeo chamada e encomendar as bebidas e comidas que mais gosta. Além disso, não esqueça que toda festa tem música. Assim sendo, peça para que cada participante indique as suas músicas favoritas e faça uma playlist para tocar de fundo durante o evento online. 

 

  • A entrega do presente

 

Mas se a festa é a distância, como entregar o presente para o amigo secreto? Essa é fácil também. Vocês podem se organizar para que todos enviem no dia da confraternização o presente via delivery, por exemplo. Se possível, cada participante pode solicitar que algum familiar receba a encomenda e guarde em algum lugar, visto que por vezes acabamos adivinhando o presente pela embalagem. 

Assim, na hora da revelação do amigo secreto todos já estarão com os seus pacotes em mãos e apenas irão abri-los no momento certo. 

Amigo secreto online: concluindo

Viu como não é difícil organizar um amigo secreto online? Atualmente há vários recursos tecnológicos e serviços que possibilitam a confraternização a distância, como os apps e sites que auxiliam na organização, os softwares de videoconferência que possibilitam conectar diversas pessoas a distância e os serviços de delivery que estão cada vez mais ágeis. 

Por fim, se você for, além de organizador do amigo secreto online, gerente ou proprietário do negócio, uma excelente alternativa para deixar a comemoração ainda mais interessante é enviar para a casa de cada colaborador um kit de Natal e Ano Novo corporativo. Nós já estamos disponibilizando este serviço e entregamos para todo o Brasil de forma rápida. Conheça os nossos kits corporativos!

Confira também este artigo sobre dicas de festa de réveillon!

Deixe uma resposta

Fechar Menu