Octo

Saint Patrick Day: por que a data é interessante para o seu evento corporativo?

saint patrick day

Você já ouviu falar no Saint Patrick Day ou feriado de São Patrício? Essa é uma festa tradicional na Irlanda, comemorada todo dia 17 de março. Porém, a data é celebrada em todos os países de língua inglesa e as pessoas se vestem de verde, aderindo ao trevo de quatro folhas como amuleto.

O dia é para homenagear o santo padroeiro da Igreja Católica na Irlanda. Ele foi conhecido por levar o cristianismo para a região. Essa é uma comemoração que atrai milhares de pessoas para o país todos os anos.

Hoje vamos falar mais sobre o Saint Patrick Day e mostrar como essa data pode ser interessante para a sua empresa. Afinal, que tal criar um dia diferente para a sua equipe? Continue acompanhando e veja por que essa data é atrativa. Boa leitura!

Afinal, quem foi São Patrício?

Há muita história sobre quem foi São Patrício. Entretanto, o que realmente o povo sabe é que ele nasceu na Grã-Bretanha, no final do século IV. Até os seus 16 anos, Saint Patrick era considerado um pagão e, naquele período, sequestraram e venderam ele como escravo para o povo irlandês. Além disso, acredita-se que ele tenha morrido em 17 de março de 461.

Entretanto, no período em que ficou escravo, em média seis anos, começou a se converter para a religião cristã. Assim, depois de conseguir se livrar da escravidão, escondeu-se e estudou em um mosteiro por 12 anos. Nesse tempo, percebeu que a sua vocação era converter os pagãos da Irlanda ao cristianismo.

Assim, Saint Patrick partiu rumo a diversos mosteiros, tendo total sucesso em sua missão. Porém, os druidas celtas não aprovaram essa conduta e tentaram prendê-lo por diversas vezes. Depois de 30 anos atuando como missionário na Irlanda, São Patrício foi para County Down, permanecendo por lá até a sua morte.

Mesmo com toda a sua peregrinação e sacrifício em evangelizar, a imagem de Saint Patrick não era valorizada. Ele queria ter retornado ao seu país de origem, levando sua mensagem. Mas morreu antes.

O que realmente se comemora no Saint Patrick Day?

A data de morte de Saint Patrick, 17 de março, foi escolhida para comemorar o Saint Patrick Day. Entretanto, os irlandeses aproveitaram a data para celebrar toda a cultura local. Vários países comemoram essa data, principalmente os que possuem algum histórico da imigração irlandesa.

Na Irlanda, em especial, o feriado é comemorado com muita festa de rua e desfiles com músicas tradicionais. Além disso, a população aproveita para saborear a famosa cerveja verde, cor símbolo da festa.

Países como os Estados Unidos, Alemanha, Argentina, Canadá, Inglaterra e Brasil também comemoram o Saint Patrick Day. As celebrações arrastam milhares de pessoas pelas ruas, todas vestidas em verde, para desfiles animados e repletos de música tradicional da Irlanda. O mais famoso é o de Boston.

Os símbolos do Saint Patrick Day

Na festa de Saint Patrick Day, vários símbolos são utilizados. Os mais comuns são o trevo de três folhas, o duende e a cruz celta. Veja abaixo o que cada um deles significa:

Trevo

Os irlandeses acreditam que Saint Patrick usava um trevo de três folhas, o que representava a santíssima trindade. Ele o usava para pregar o cristianismo aos pagãos. Essa também é uma planta que era sagrada na antiga Irlanda, marcando o início da primavera.

Duende

Essa, com certeza, é a melhor representação do folclore celta, que era repleto de duendes, fadas e mulheres com poderes para o bem e para o mal. Na tradição, o duende era uma alma extravagante que arrumava os sapatos das fadas.

Cruz Celta

São Patrício tinha a missão de converter os celtas em cristãos e, para isso, uniu a cruz cristã com a cruz solar. Dessa maneira, foi criada a cruz celta, sendo um dos principais símbolos dessa comemoração.

Como usar o Saint Patrick Day em sua empresa?

Viu como a tradição do Saint Patrick Day é cheia de detalhes? É uma história muito legal, não é mesmo? Então, que tal utilizar a data para proporcionar aos seus colaboradores um dia diferente? Sair da rotina pode ser motivador!

Veja como você pode usar o Saint Patrick Day em sua empresa:

  • Criar o dia verde, pedindo aos colaboradores para usarem uma peça de roupa verde. Além disso, no meio do expediente, pode ter um lanche especial, com uma decoração propícia da data;

  • Faça um happy hour para o seu time, decore o espaço com as cores da festa do Saint Patrick Day, tenha alguns petiscos diferentes e, claro, a tradicional cerveja verde, apreciada por todos nessa comemoração;

  • Faça uma festa fora da empresa, planeje um dia de Saint Patrick para que todos confraternizem. Pode ser que haja algum colaborador fã dessa data e pode te ajudar nos detalhes da organização. Atente-se para não se esquecer das bebidas e comidas tradicionais da festa.

  • Benefícios de ter um dia diferente em sua empresa:

  • Proporcionar interação entre todos da equipe, especialmente se ela for pequena;

  • Dar uma pausa na rotina estressante, pois um novo clima sempre traz grandes ideias;

  • Melhoria na relação entre empresa e colaborador;

  • Motivação para todos da sua equipe;

  • Os colaboradores se sentirão mais valorizados com essa atitude;

  • A consequência é uma maior produtividade e aumento dos resultados.

Gostou de conhecer mais sobre o Saint Patrick Day? Ao contrário do que muitos pensam, São Patrício não bebia, mas a tradicional festa tem muita cerveja. Especialmente a verde. Afinal, esse é um dos símbolos da Irlanda, portanto, é incorporado à celebração.

A tradicional festa irlandesa pode invadir o seu espaço corporativo sem nenhum problema. Você só vai proporcionar um dia mais divertido para a sua equipe e mantê-la mais motivada. Afinal, quando o colaborador sente que a empresa preza por seus momentos de descontração e não pensa somente nos resultados, o retorno na produção é ainda maior.

Adotar o Saint Patrick Day pode ser um jeito criativo de deixar o ambiente da sua empresa mais animado.

Aproveite agora para ler este artigo sobre como organizar um evento corporativo na sua empresa!

Deixe uma resposta

Fechar Menu